Skip to main content

Campeões mundiais e Van der Poel agitam Copa do Mundo de MTB em Nové Mesto

Sem brasileiros, a 3ª etapa da Copa do Mundo acontece neste final de semana

22 de maio de 2025

Depois da rodada dupla de Araxá, a WHOOP UCI Mountain Bike World Series retoma a disputa do XCC/XCO neste final de semana, na tradicional pista de Nové Mĕsto Na Moravĕ (República Tcheca). Esse é o local onde Henrique Avancini se tornou o primeiro brasileiro a vencer uma etapa da Copa do Mundo (XCC) na elite masculina, em 2020.

Assim como no Brasil, as disputas Elite e Sub-23 estão concentradas no sábado (XCC) e domingo (XCO). O evento marca também a volta dos Juniores, que competem no sábado.

Campeões Mundiais no páreo

Entre as grandes atrações estão as presenças dos pilotos que brilharam no Brasil e a chegada dos nomes que brilharam na Estrada, incluindo a neerlandesa campeã mundial Puck Pieterse (Alpecin-Deceuninck) e o seu compatriota e companheiro de equipe, Mathieu Van der Poel.

pieterse mundial nove mesto

Pieterse volta ao MTB depois de viver seu melhor momento na Estrada

A atual campeã mundial de XCO, Puck Pieterse (Alpecin-Deceuninck), retorna ao MTB após uma temporada completa de ‘Clássicas da Primavera’ na estrada, onde ela terminou os 12 eventos no top10. Nas Ardenas foi ainda melhor, saiu campeã da Flèche-Wallone, e pódio na Liège-Bastogne-Liège Feminina e na Amstel Gold Race.

Van der Poel, como sempre, fez uma campanha brilhante, com títulos na Milão-São Remo e na Paris-Roubaix. Ele já anunciou que vai correr o Mundial de MTB esse ano na Suíça, na tentativa de consolidar mais uma arco-íris na carreira. Ele já foi campeão mundial na Estrada, Gravel e Ciclocross (7x). Nové Mesto deve ser a única participação dele no Mountain Bike antes de correr o Tour de France, em julho.

van der poel nove mesto

Van der Poel já venceu em Nove Mesto. Será sua primeira Copa do Mundo desde 2021

Quem também está de volta é o australiano Alan Haterly. Sua presença na República Tcheca marca o retorno da camisa arco-íris aos XCO, após 4 meses correndo no asfalto pela Jayco-Alula. O ciclista conseguiu bons resultados com a equipe e deve correr o Tour da Suíça em junho.

haterly mundial nove mesto

Haterly se junta ao start list empolgante de Nové Mesto

GOAT é GOAT em Nové Mesto

O circuito tcheco esteve presente no calendário da Copa do Mundo todos os anos desde 2011, exceto em 2016, quando sediou o UCI Mountain Bike XCO. E na pista esse ano estará seu maior vencedor, o suíço Nino Schurter (Scott-SRAM MTB Racing Team). Com seis vitórias no XCO (incluindo uma no Campeonato Mundial da UCI) GOAT é o piloto masculino de maior sucesso de todos os tempos em Nové Mĕsto Na Moravĕ.

nino mundial nove mesto

Nino campeão mundial em Nove Mesto (2016) – Foto: Armin M. Kustenbruck

Se a Estrada traz as maiores novidades para o start-list, traz também a maior ausência, competindo o Giro d’Italia com a equipe Q36.5, o bicampeão olímpico Tom Pidcock será a grande ausência, após vencer as quatro últimas edições da Copa do Mundo neste mesmo lugar.

Brasileiros Fora

Depois de sediar as duas primeiras etapas e levantar a torcida em Araxá com os bons resultados de Ulan Galinsky, Alex Malacarne e Gustavo Xavier, o Brasil não terá representantes em nenhuma das categorias nesta 3ª etapa.

Nomes que brilharam no Brasil agora vão precisar confirmar seu bom momento, como Samara Maxwell (Decathlon Ford Racing Team) e Jenny Rissveds (Canyon CLLCTV XCO), vencedoras das etapas mineiras do XCO.

O mesmo vale para o forte time da Specialized Factory Racing, que deram show por aqui e saíram de Minas Gerais com as quatro primeiras posições na tabela geral do XCO.

Blevins (Specialized) brilhou no Brasil e agora quer manter a pegada na Europa

Christopher Blevins (Fábrica Especializada Racing) está na melhor forma da sua vida e pode ser o primeiro ciclista na história a vencer três etapas seguidas no XCC. Ele também chega a fase europeia da Copa do Mundo com um 1º e um 2º lugares no XCO na bagagem.

Leia também: VP da Warner elogia etapas no Brasil

COMO ASSISTIR

Assim como no Brasil, a organização promete transmitir as provas de XCO das categorias Sub-23 (masculina e feminina) ao vivo no canal oficial do YouTube da WHOOP UCI Mountain Bike World Series. Sempre vale a pena ficar de olho em Bella Holmgren (Lidl-Trek) que venceu as quatro provas no Brasil.

Holmgren segue dominando na sub-23 ©️WHOOP UCI Mountain Bike World Series

Já as provas da Elite estarão restritas aos canais internacionais pagos de streaming (MAX e Eurosport) ou na página oficial.

Confira a programação completa

Sábado, 24 de maio
  • 4:50 – XCC | Sub-23 Feminina
  • 5:30 – XCC | Sub-23 Masculina
  • 6:30 – XCC | Elite Feminina
  • 7:10 – XCC | Elite Masculina
Domingo, 25 de maio
  • 5:00 – XCO | Elite Feminina
  • 7:00 – XCO | Elite Masculina
  • 9:00 – XCO | Sub-23 Feminina
  • 11:00 – XCO | Sub-23 Masculina

Confira a Lista Oficial de Inscritos

 

 

COMPARTILHE:

Receba nossas novidades por e-mail

Envie sua mensagem