Campeões mundiais e Van der Poel agitam Copa do Mundo de MTB em Nové Mesto
Depois da rodada dupla de Araxá, a WHOOP UCI Mountain Bike World Series retoma a disputa do XCC/XCO neste final de semana, na tradicional pista de Nové Mĕsto Na Moravĕ (República Tcheca). Esse é o local onde Henrique Avancini se tornou o primeiro brasileiro a vencer uma etapa da Copa do Mundo (XCC) na elite masculina, em 2020.
Assim como no Brasil, as disputas Elite e Sub-23 estão concentradas no sábado (XCC) e domingo (XCO). O evento marca também a volta dos Juniores, que competem no sábado.
Campeões Mundiais no páreo
Entre as grandes atrações estão as presenças dos pilotos que brilharam no Brasil e a chegada dos nomes que brilharam na Estrada, incluindo a neerlandesa campeã mundial Puck Pieterse (Alpecin-Deceuninck) e o seu compatriota e companheiro de equipe, Mathieu Van der Poel.

Pieterse volta ao MTB depois de viver seu melhor momento na Estrada
A atual campeã mundial de XCO, Puck Pieterse (Alpecin-Deceuninck), retorna ao MTB após uma temporada completa de ‘Clássicas da Primavera’ na estrada, onde ela terminou os 12 eventos no top10. Nas Ardenas foi ainda melhor, saiu campeã da Flèche-Wallone, e pódio na Liège-Bastogne-Liège Feminina e na Amstel Gold Race.
Van der Poel, como sempre, fez uma campanha brilhante, com títulos na Milão-São Remo e na Paris-Roubaix. Ele já anunciou que vai correr o Mundial de MTB esse ano na Suíça, na tentativa de consolidar mais uma arco-íris na carreira. Ele já foi campeão mundial na Estrada, Gravel e Ciclocross (7x). Nové Mesto deve ser a única participação dele no Mountain Bike antes de correr o Tour de France, em julho.

Van der Poel já venceu em Nove Mesto. Será sua primeira Copa do Mundo desde 2021
Quem também está de volta é o australiano Alan Haterly. Sua presença na República Tcheca marca o retorno da camisa arco-íris aos XCO, após 4 meses correndo no asfalto pela Jayco-Alula. O ciclista conseguiu bons resultados com a equipe e deve correr o Tour da Suíça em junho.

Haterly se junta ao start list empolgante de Nové Mesto
GOAT é GOAT em Nové Mesto
O circuito tcheco esteve presente no calendário da Copa do Mundo todos os anos desde 2011, exceto em 2016, quando sediou o UCI Mountain Bike XCO. E na pista esse ano estará seu maior vencedor, o suíço Nino Schurter (Scott-SRAM MTB Racing Team). Com seis vitórias no XCO (incluindo uma no Campeonato Mundial da UCI) GOAT é o piloto masculino de maior sucesso de todos os tempos em Nové Mĕsto Na Moravĕ.

Nino campeão mundial em Nove Mesto (2016) – Foto: Armin M. Kustenbruck
Se a Estrada traz as maiores novidades para o start-list, traz também a maior ausência, competindo o Giro d’Italia com a equipe Q36.5, o bicampeão olímpico Tom Pidcock será a grande ausência, após vencer as quatro últimas edições da Copa do Mundo neste mesmo lugar.
Brasileiros Fora
Depois de sediar as duas primeiras etapas e levantar a torcida em Araxá com os bons resultados de Ulan Galinsky, Alex Malacarne e Gustavo Xavier, o Brasil não terá representantes em nenhuma das categorias nesta 3ª etapa.
Nomes que brilharam no Brasil agora vão precisar confirmar seu bom momento, como Samara Maxwell (Decathlon Ford Racing Team) e Jenny Rissveds (Canyon CLLCTV XCO), vencedoras das etapas mineiras do XCO.
O mesmo vale para o forte time da Specialized Factory Racing, que deram show por aqui e saíram de Minas Gerais com as quatro primeiras posições na tabela geral do XCO.

Blevins (Specialized) brilhou no Brasil e agora quer manter a pegada na Europa
Christopher Blevins (Fábrica Especializada Racing) está na melhor forma da sua vida e pode ser o primeiro ciclista na história a vencer três etapas seguidas no XCC. Ele também chega a fase europeia da Copa do Mundo com um 1º e um 2º lugares no XCO na bagagem.
Leia também: VP da Warner elogia etapas no Brasil
COMO ASSISTIR
Assim como no Brasil, a organização promete transmitir as provas de XCO das categorias Sub-23 (masculina e feminina) ao vivo no canal oficial do YouTube da WHOOP UCI Mountain Bike World Series. Sempre vale a pena ficar de olho em Bella Holmgren (Lidl-Trek) que venceu as quatro provas no Brasil.

Holmgren segue dominando na sub-23 ©️WHOOP UCI Mountain Bike World Series
Já as provas da Elite estarão restritas aos canais internacionais pagos de streaming (MAX e Eurosport) ou na página oficial.
Confira a programação completa
Sábado, 24 de maio
- 4:50 – XCC | Sub-23 Feminina
- 5:30 – XCC | Sub-23 Masculina
- 6:30 – XCC | Elite Feminina
- 7:10 – XCC | Elite Masculina
Domingo, 25 de maio
- 5:00 – XCO | Elite Feminina
- 7:00 – XCO | Elite Masculina
- 9:00 – XCO | Sub-23 Feminina
- 11:00 – XCO | Sub-23 Masculina
Confira a Lista Oficial de Inscritos