Com mais de 1 milhão de unidades já comercializadas, GTSM1 se firma no comércio online de bicicletas
O relacionamento direto com o consumidor por meio das vendas online é um dos pontos fortes da GTSM1 para se manter entre as principais marcas nacionais de bicicleta. Essa foi uma estratégia iniciada há dez anos e atualmente, com site próprio e produtos em marketplaces, a empresa também comercializa em lojas de bicicletas e em um outlet perto de sua fábrica em Itu (SP).
Para a GTSM1, a atuação em diferentes frentes com estratégias comerciais harmonizadas faz parte da dinâmica do mercado. Dessa forma, a empresa avalia que o alcance do posicionamento online conquistado nos últimos anos subsidia o equilíbrio entre os pontos de venda físicos e virtuais.
Mas para chegar até aqui, com uma produção mensal que varia de 3 mil a 5 mil bicicletas, e com mais de 1 milhão de unidades já comercializadas, a GTSM1 vem de uma longa trajetória. E tudo começa com a montagem de uma bicicletaria por Josivan Alencar, dono e diretor da empresa.
30 anos de história
Lá pelos idos de 1994, Josivan montou sua primeira bicicletaria, em Itu (SP), batizada de Filadélfia, uma homenagem à cidade em que ele foi registrado, no interior do atual estado de Tocantins. Ao lado do irmão, Sales, resolveu impulsionar o negócio e em dois anos a dupla estava revendendo peças de bike pelo interior de São Paulo.
Em 1998, já com prédio próprio, Josivan começou a montar bicicletas com parceiros regionais e, assim, estreitou relacionamento com marcas como Pirelli e Levorin. A alta demanda levou à construção de uma nova sede em 2000 e dois anos depois a GTSM1 já era uma realidade, começando com fábrica em Santo Amaro (SP) e participações em salões e feiras de duas rodas.
“A GTSM1 foi conquistando mercado e, em 2014, a criação da loja online repercutiu na consolidação da marca dentro do universo e-commerce, atuando fortemente junto ao público de todo o Brasil”, conta Josivan. “Apostar estrategicamente em tecnologia resulta em produzir um horizonte de futuro promissor para a marca”, complementa.
Portfólio variado
Desde 2018 com as novas instalações em Itu, a GTSM1 produz quadros, rodas e aros, com infraestrutura para montagem, estocagem e distribuição, com um total de 110 colaboradores. Em seu portfólio, linha infantil e adulta para as mais diversas modalidades do ciclismo, com força nos produtos de entrada, além dos modelos elétricos, uma tendência de mercado que a marca está de olho.
A aposta da GTSM1 é alcançar todos os públicos com a entrega de modelos diferentes. No momento, entre as campeãs de venda estão a Ride New, uma bicicleta de entrada, e a Fat Trail, uma fat bike que combina robustez com leveza.
Valorização do produto nacional
Ainda sem exportar suas bicicletas, a GTSM1 enfrenta a concorrência das marcas globais sem baixar a cabeça. Por isso, o interesse constante da marca em valorizar os seus produtos no mercado nacional.
“Uma das maiores dificuldades para competir em pé de igualdade com empresas globais é trabalhar contra a ideia que o brasileiro ainda tem, de que tudo o que é de fora do país é melhor”, analisa Therbio Felipe, do Departamento de Marketing da GTSM1. “Cremos no que fazemos e temos interesse em valorizar o que entregamos”, reforça.
Mesmo assim, a empresa reconhece as desvantagens em relação às marcas globais de países com outros sistemas financeiros e tributários. “Ainda é desproporcional competir com elas”, confirma Therbio.
Como todo o mercado de bicicleta, 2023 foi um ano de realinhamento nos negócios. E a expectativa da GTSM1 para 2024 é de otimismo. “Sempre iniciamos cada ano com entusiasmo, porém com os pés no chão. Sabemos que os desafios são inúmeros, mas acreditamos num ano promissor e, para tanto, estamos focados nos lançamentos e nas estratégias comerciais que temos desenvolvido”, revela Josivan.