Falta de peças: pequenas oficinas de bicicleta podem estar ameaçadas | Bicicleta News
Podemos estar diante de um cenário de consolidação do mercado de lojistas, com grandes redes tomando o lugar das bicicletarias de bairro. Ao menos é esse o entendimento que começa a circular no mercado.
O motivo é bem direto, só os grandes têm fôlego e dinheiro para enfrentar as incertezas. Faltam peças no mercado e o planejamento para garantir o estoque precisa ser de longo prazo. As encomendas de peças para a oficina precisam de mais prazo, com muitos pedidos demorando meses, ao invés de alguns dias.
Enquanto na Espanha, alguns lojistas concentram 70% do seu faturamento na oficina, no Brasil, a dependência dos serviços de manutenção não é tão forte. Por aqui, temos 8,9 mil lojas de bicicletas com oficina mecânica e 739 estabelecimentos exclusivos de reparos e manutenção de bicicletas.
Dados mais recentes, pré-pandemia, dão conta que a venda de bicicletas inteiras representa 50% do faturamento das lojas. Já os acessórios e componentes são em média responsáveis por 20% cada e a mecânica por só 10%.
A consolidação do varejo da bicicleta é apenas um cenário, mas também uma oportunidade para lojistas profissionalizarem a gestão do negócio e investirem no planejamento financeiro.
Leia mais sobre a realidade do varejo espanhol de bicicletas.
Acesse aos dados completos sobre o varejo da bicicleta no Brasil.
__________________________
Quer receber notícias do mundo da bicicleta em primeira mão? Mande uma mensagem para nós.