Skip to main content

Bikes elétricas e componentes eletrônicos são o destaque da Eurobike

Por 26 de junho de 2023junho 28th, 2023Indústria, Lojistas, Notícias

Terminou ontem a Eurobike em Frankfurt, na Alemanha, registrando um aumento de 2,9% no número de visitantes, que este ano ficou em 34.750 visitantes comerciais presentes nos cinco dias da feira e 31.840 consumidores no fim de semana.

O evento apresenta as novidades em bicicletas, componentes e acessórios para todas as modalidades, do uso urbano à cicloviagem, passando pelo esporte e transporte de cargas.

Há um laço comum entre as centenas de inovações apresentadas pelas 1.900 empresas expositoras: a eletrificação. “Já estou no meu terceiro dia de visita e a minha sensação é a de estar em uma feira de bicicletas elétricas”, conta Caiê Botelho, Diretor de Marketing, Vendas e Produto da distribuidora Proparts, associada da Aliança Bike.

A sensação é reforçada pela declaração do diretor da empresa que organiza a feira, Stefan Reisinger. “O evento é um impulsionador da revolução do transporte e colocará ainda mais foco em e-bikes e mobilidade elétrica leve.”

As bicicletas de carga em versão pedalada assistida se destacaram e foram apresentadas em modelos para várias funções: desde as que são destinadas para rondas policiais ou pelo corpo de bombeiros, até as bicicletas cargueiras para logística urbana, mas também para pais e mães levarem os filhos e até  para transporte de cães. Muitas delas, inclusive, apresentando versões com pneus para vários tipos de solo.

As gravels equipadas com motores mais leves e com maior autonomia são as soluções oferecidas para o cicloturismo e o bikepacking. Nestas modalidades, é grande também a oferta de acessórios, como bolsas e alforges. As bicicletas esportivas, com destaque para as de ciclismo de estrada, ganham com motores levíssimos, pesando 1,2kg.

Os componentes eletrônicos, inclusive aqueles que podem ser usados em bicicletas convencionais, foram as principais inovações apresentadas na feira esse ano. E vão desde o simples acionamento de luzes até complexos sistemas de câmbio eletrônico.

Mas há também muitos lançamentos para facilitar a vida de ciclistas, como as palmilhas desenvolvidas especialmente para quem pedala. Elas não possuem suporte no calcanhar, mas têm acolchoamento no arco e no metatarso.

E até um sistema de rádio e alto-falante que pode ser preso às alças de qualquer capacete aberto. Além de música, permite conversar com um grupo de até 25 pessoas.

COMPARTILHE:
Adriana Marmo

Sou jornalista, formada em Comunicação Social com habilitação em jornalismo na PUC de Campinas, conclusão em 1989. Há oito anos troquei o carro pela bicicleta como meio de transporte e, desde então, sou ativista da causa e me especializei em mobilidade urbana

Entre na conversa Um comentário

Envie sua mensagem