Skip to main content

E-Bikes: como lidar com o desafio das baterias usadas | Bicicleta News

Por 22 de março de 2021abril 19th, 2021Bicicleta News, Bicicletas Elétricas

O desafio sobre o que fazer com baterias de íons de lítio usadas é urgente. A mobilidade elétrica está cada vez mais popular e isso faz aumentar o tamanho do problema. E no atual cenário, as bicicletas com pedal assistido já são o veículo elétrico mais vendido no mundo.

De olho na oportunidade de reaproveitar baterias usadas, um dos cofundadores da Tesla criou a Redwood Materials justamente com esse propósito. A novidade é uma parceria da nova empresa com a Specialized.

Nesse primeiro momento, a parceria se aplica somente ao mercado norte americano, mas com planos de expansão global. A ambição da Specialized e da Redwood é viabilizar um fluxo de reaproveitamento das baterias usadas, mas também desenvolver modelos melhores e mais eficientes de bicicletas com pedal assistido.

Mobilidade elétrica já é uma realidade presente. Antes que as baterias usadas se tornem um problema fora de controle no futuro, o ciclo de vida dos veículos elétricos precisa ser muito bem pensado.

Aqui no Brasil a Aliança Bike está desenvolvendo uma política de logística reversa das baterias junto com as associadas. A idéia é que a política seja lançada nas próximas semanas e se transforme em referência de reuso e reciclagem de baterias de lítio.

Leia mais sobre a parceria da Specialized com a Redwood Materials. 

__________________________

Quer receber notícias do mundo da bicicleta em primeira mão? Mande uma mensagem para nós.

COMPARTILHE: