Skip to main content

Correios aumenta frota de bikes cargueiras elétricas e deve chegar a 2,6 mil unidades por todo o Brasil

Iniciativa teve apoio da Aliança Bike desde o início e contou com estudo inicial em parceria com o LABMOB/UFRJ e com apoio da GIZ

12 de março de 2024

Divulgação: Correios

Bicicleta e entrega sempre combinaram e os Correios mantêm, desde os anos 1980, uma frota de milhares de bicicletas. Mas, desde 2019, as bicicletas elétricas – mais especificamente as cargueiras elétricas – começaram a despontar na maior empresa de logística do país.

Até o ano passado, muito por conta das consequências da pandemia para a indústria de bicicletas, eram 307 unidades rodando pelas ruas do país. Porém, este mês, a frota começou a aumentar com a chegada de mais 1.267 cargueiras elétricas, sendo que destas 455 bikes já foram entregues pela Dream Bike nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santos, e outras 812 estão sendo entregues pela Woie Bicicletas Elétricas nos outros estados da União. A Dream Bike ainda tem 1.039 unidades em produção. Vale ressaltar que as duas empresas são associadas à Aliança Bike.

Toda a iniciativa começou antes mesmo da pandemia, em 2019, quando a Aliança Bike e o Laboratório de Mobilidade Sustentável da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LABMOB/UFRJ), com o apoio da GIZ, realizaram estudos em Praia Grande (SP) com carteiros locais para testar modelos de bicicletas elétricas e sua eficiência, além de traçar comparativos com a operação feita com motocicletas.

“O estudo buscou testar modelos e verificar a eficiência das bikes elétricas cargueiras na operação dos Correios, que é muito particular. E a long tail elétrica se revelou altamente funcional e eficiente, superando as motocicletas em mais de 80% das áreas de entrega”, conta o diretor executivo da Aliança, Daniel Guth.

CONFIRA AQUI os resultados deste estudo inédito.

Importante ressaltar que as bicicletas elétricas não são utilizadas apenas nas entregas finais aos destinatários, mas também no transporte entre os centros de distribuição.

“Ao adotar modelos elétricos, os Correios buscam contribuir com o esforço global de mitigar as emissões de poluentes e a neutralização de carbono. Isso é especialmente importante em atividades centradas em transportes, como as desempenhadas pela empresa, que possui uma grande frota para a execução dos serviços de entrega e também no tráfego de cargas entre unidades operacionais. Além de contribuir para o meio ambiente, o uso dessas novas ferramentas representa mais um passo em direção à transformação sustentável da estatal e a avaliação pelos profissionais é positiva, pois proporciona menor desgaste físico e mais rapidez na entrega ”, comentou a assessoria dos Correios à Aliança Bike.

Hoje, a empresa conta com cerca de 4 mil carteiros ciclistas que, juntos, percorrem mais de 100 mil quilômetros por dia.

Segundo a Dream Bike, o projeto da bicicleta foi desenvolvido especificamente para atender às necessidades da empresa. “Foi especialmente adaptado um produto para o transporte de correspondências e pequenas encomendas. Trata-se da bicicleta robusta long tail de traseira alongada chamada de E-Cargo SR, com motor brushless e baterias de lítio de grande autonomia com um baú de carga de 75 litros aliado a uma cesta dianteira no padrão da famosa bolsa dos carteiros”, detalha Andre Ribeiro, sócio-diretor da Dream Bike e Vice-Presidente do Conselho Deliberativo da Aliança Bike.

Modelo fornecido pela Dream Bike

Joel Rodrigues, da Woie, explica que começou a trabalhar com os Correios primeiro no sistema de locação, em 2019. “Nós primeiro alugamos as nossas cargueiras para que elas fossem testadas em Brasília por um ano. E, depois, ganhamos a licitação para fornecer as cargueiras para as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil”, conta ele.  “A iniciativa dos Correios é muito positiva para o mercado como um todo, pois estamos mudando a cultura do brasileiro sobre a eficiência das bicicletas de carga na última milha. Apostamos muito nesse segmento!”

Modelo fornecido pela Woie

COMPARTILHE:

Receba nossas novidades por e-mail

Aliança Bike

Criada em 2003 e formalizada em 2009, a Aliança Bike tem como missão principal fortalecer a economia da bicicleta, além de trabalhar para que mais pessoas pedalem no Brasil. A entidade atua em diversas frentes de trabalho para atingir os objetivos. Conta com mais de 180 associados entre fabricantes, montadores, importadores, distribuidores e lojistas.

Entre na conversa Um comentário

  • Geraldo Santos Rangel disse:

    As bicicletas elétricas são ótimas porém dá problema nos freios continuamente e o parafuso do descanso central quebra com o desgaste. Precisa melhorar o sistema de freio e ter um descanso lateral.

Envie sua mensagem