Como a Bahia pretende diminuir os roubos e furtos de bicicletas | Bicicleta News
A Secretaria de Segurança Pública da Bahia anunciou um projeto piloto que pretende dar mais segurança aos ciclistas e dificultar a vida dos ladrões de bicicleta. Com o nome de “Bike Segura”, o projeto ainda está em fase piloto e irá unir tecnologia, policiamento de rua e mudanças no registro de ocorrências.O projeto será implementado primeiro em Salvador com três eixos principais de atuação:
-
- Criação de um canal no 190 para a comunicação imediata de furtos e roubos de bicicletas antes do registro de ocorrências, para o acionamento rápido de equipes, aumentando as chances de recuperação do bem.
- Inclusão da bicicleta como objeto específico no registro de ocorrência, viabilizando estatística sobre o furto e roubo deste tipo de item.
- Comunicação prévia dos eventos e competições para a Polícia Militar e o estudo de formas de identificação das bicicletas para facilitar a devolução dos bens em caso recuperação por parte das Polícias também são iniciativas do projeto.
Para que a Secretaria de Segurança Pública buscasse adotar novos procedimentos, foi necessária a articulação de ciclistas e o apoio de um vereador de Salvador. Com o canal de diálogo aberto, agora as novas medidas serão postas a prova. O plano é para que o projeto piloto se torne política pública e se espalha para outras cidades na Bahia.
Leia mais sobre o projeto piloto Bike Segura.
Recebeu essa nota de alguém e quer receber notícias do mundo da bicicleta em primeira mão? Mande uma mensagem para nós.