Skip to main content

Com 315 km de extensão, Circuito Mata Atlântica Grande SP é oficialmente inaugurado

Por 18 de agosto de 2023agosto 21st, 2023Cicloturismo, Notícias

Passando por oito municípios e localizado a minutos da capital paulista, o Circuito é uma iniciativa do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande SP (CONISUD) e conta com apoio da Aliança Bike e da Rede Trilhas 

Quem pedala por esporte, lazer ou busca contemplar a exuberância da nossa Mata Atlântica vai ganhar uma nova opção de programa a menos de uma hora de São Paulo. Um dos circuitos mais esperados do ano, o Circuito Mata Atlântica Grande SP abrirá todos os trechos no próximo dia 18 de agosto, véspera do Dia Nacional do Ciclista.

Em formato circular, o início do Circuito se dá em Cotia, em um dos locais mais emblemáticos para o mountain bike nacional, o Parque CEMUCAM.  Depois de Cotia a Rota segue para  Vargem Grande Paulista, Ibiúna, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Embu-Guaçu,  Itapecerica da Serra, Embu das Artes e retorna para o CEMUCAM.

“A região sempre foi conhecida por suas belas trilhas em meio à Mata Atlântica e por isso sempre foi bem movimentada. Com a pandemia, percebemos que a circulação aumentou, sobretudo de ciclistas que buscavam partes do atual circuito como um escape aos finais de semana. A partir daí, juntamos os municípios para conversar sobre o que poderíamos fazer para oferecer um trajeto mais estruturado e atrativo para os cicloturistas”, comentou Brígida Sacramento, Secretária Executiva do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande SP (CONISUD).

A criação do Circuito Mata Atlântica Grande SP envolveu várias organizações, como a própria Aliança Bike e a Rede Trilhas, além do SEBRAE, grupos de empresários da região e investidores privados como a ACISE e a Sincoplastic, que patrocinaram a sinalização do Circuito. “Foi o esforço coletivo que acelerou o processo e mitigou alguns riscos. Testamos as trilhas algumas vezes e em diversos pontos. Já temos uma sinalização implantada e que vai ganhando sofisticação ao longo do tempo”, acrescentou Sacramento.

Para Daniel Guth, diretor executivo da Aliança Bike, “apesar da Grande São Paulo figurar como a maior e principal conurbação metropolitana do Brasil, parcelas importantes do território dos municípios envolvidos com o Circuito se encontram em áreas de proteção ambiental, culminando em uma região de alto potencial ecoturístico e, principalmente, cicloturístico”.

Ainda, conclui Guth, “a prática do mountain bike, através de dezenas de grupos de pedal, já é uma realidade para os municípios integrantes do Circuito, tendo as rotas indicadas sido fruto de diálogo com ciclistas das regiões”.

Pedaladas em meio à Mata Atlântica

Com exatos 315,2 km de extensão, o Circuito oferece boa diversidade de programas e atrações em seus diferentes trechos. O contato próximo com a Mata Atlântica é uma das características que mais atraem ciclistas e boa parte da rota está inserida em áreas de proteção ambiental.

São parques municipais e estaduais, áreas de mananciais, cachoeiras, nascentes de rios e bosques de mata nativa, além de sítios e produtores de alimentos e produtos agroflorestais que já chamavam a atenção de ciclistas e agora prometem atrair ainda mais visitantes.

Para ciclistas que quiserem mergulhar ainda mais na Mata Atlântica, a partir do Circuito, no trecho de Ibiúna, é possível desviar para conhecer a maior reserva privada de Mata Atlântica do país, o Legado das Águas.

Atrativos culturais

A extensão do Circuito também permite que cada município ofereça diferentes programas culturais para seus visitantes. Em Cotia, por exemplo, encontra-se o maior templo Budista da América Latina, o Zu Lai, e o recém inaugurado Animalia Park. Já em Juquitiba está a única Vila Viking do continente latinoamericano e outras diversas atrações relacionadas a esportes radicais. Em São Lourenço da Serra, o destaque é a gastronomia, com foco para a produção de shimeji e cambuci, alimentos com os quais são preparadas especiarias famosas como geleias e outros pratos.

O comércio local também se mobiliza para receber mais visitantes, como já vem acontecendo há certo tempo. “Conforme a trilha começou a ficar mais famosa, muito antes de ser oficializada, os comerciantes da tradicional feira de artesanato de Embu das Artes começaram a perceber que o movimento de suas lojas e barracas também cresceu. Isso gerou interesse de investimento nesse novo circuito e a expectativa é que o comércio local cresça e ofereça ainda mais serviços nos arredores”, completa a Secretária do CONISUD.

Como evolução natural do percurso, o CONISUD e a rede de parceiros já planejam futuras integrações no Circuito Mata Atlântica: “É uma constante evolução. O que já temos no radar é a melhoria contínua da sinalização, com vários alertas de proteção e consciência ambiental, assim como uma possível expansão das trilhas para englobar a Rota da Cerveja, que seria mais um grande atrativo para os cicloturistas”, finalizou Sacramento.

A inauguração oficial do Circuito Mata Atlântica acontece no dia 18 de agosto, às 10h da manhã, no Hotel Terras Altas, em Itapecerica da Serra. A data antecede o Dia Nacional do Ciclista.

Projeto de sinalização

Para definir a identidade visual do Circuito, a Aliança Bike e a Rede Trilhas, com suporte do CONISUD, buscaram uma compreensão mais aprofundada acerca do propósito do Circuito, da sua vocação. Chegou-se, portanto, ao entendimento de que a vocação do Circuito seria a conexão dos fragmentos de Mata Atlântica ainda existentes na Grande São Paulo, e que a identidade visual deveria se basear neste propósito existencial do Circuito Mata Atlântica Grande SP.

Para traduzir a vocação do Circuito em uma logomarca que representasse a identidade visual principal, foi utilizado o padrão de identidade já consagrado pela Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso, considerando a “pegada” amarela e preta e introduzindo os elementos da Mata Atlântica juntamente com a bicicleta, para reforçar o uso por ciclistas.

A partir da identidade visual, o projeto de sinalização se desdobrou para distintos materiais e suportes, que foram instalados ao longo de todos os trechos do Circuito, como placas em ACM (alumínio composto) de 35×50 cm indicando a direção, totens de madeira com plaquetas em ACM indicando a direção e outras informações, além da aplicação da sinalização rústica através de stencil e spray.

Ademais, além das placas e dos totens as prefeituras implantaram a sinalização rústica ao longo de todo o Circuito, para que os ciclistas tenham pleno acesso e leitura da direção para onde pedalar.

Para garantir uma melhor aplicação da sinalização rústica, no mês de maio foi realizada uma oficina de um dia inteiro para mostrar os conceitos, técnicas e práticas para aplicação da sinalização na Rota. O evento foi realizado em Vargem Grande Paulista, com organização do CONISUD e da Prefeitura de VGP e apoio da Aliança Bike e Rede Trilhas.

Serviço

Nome: Circuito Mata Atlântica Grande SP

Governança: Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (CONISUD) e Prefeituras envolvidas

Municípios envolvidos: Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, Embu das Artes, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Cotia, Vargem Grande Paulista e Ibiúna

Distância total do Circuito: 315 km

Período para percorrer todo o Circuito: 5 dias (média)

Arquivo KMZ do Circuito Mata Atlântica: BAIXAR AQUI

Circuito no Google Maps: VER AQUI

Site: https://conisud.sp.gov.br/circuito

COMPARTILHE:
Aliança Bike

Criada em 2003 e formalizada em 2009, a Aliança Bike tem como missão principal fortalecer a economia da bicicleta, além de trabalhar para que mais pessoas pedalem no Brasil. A entidade atua em diversas frentes de trabalho para atingir os objetivos. Conta com mais de 180 associados entre fabricantes, montadores, importadores, distribuidores e lojistas.

Entre na conversa 13 Comentários

  • Caio Teixeira disse:

    Boa tarde!

    Muito bacana esse novo circuito. Parabéns pela iniciativa!
    Como conseguir o arquivo GPX para poder usar no GPS da Garmin e Polar?

    Obrigado,

    Caio

  • Denis Augusto Dias Gusmão disse:

    Boa noite. Importante este circuito Mata Atlantica,como um apaixonado pelo mundo bike, e como sonhador de novos horizontes, começo já a me preparar para está aventura.

  • Antonio disse:

    vai ter muito assalto, sumiço de atletas e aventureiros, morte, entre outras coisas a mais… esta rota so passa por lugar perigoso.

  • Alex Ferreira da Silva disse:

    Tem o percurso no Strava?

  • Marcos Antonio da Silva disse:

    Boa tarde, li a reportagem e gostei muito, gostaria de saber se tem lugar para acampar para percorrer todo o circuito do parque?

  • Bishop disse:

    O artigo é um ótimo guia para quem quer conhecer mais sobre o Circuito Mata Atlântica Grande SP, uma rota ciclo turística que passa por oito municípios e tem 315 km de extensão. O autor explica o que é o Circuito, qual é o seu objetivo e quais são as atrações e os benefícios de cada trecho. O artigo também apresenta as parcerias e os apoios que viabilizaram o projeto, como a Aliança Bike e a Rede Trilhas. O artigo é bem escrito, claro e objetivo, com fotos e vídeos ilustrativos.

  • ADENILSON BRAZIL VIEIRA disse:

    Bom dia, gostaria de mais informações para fazer esse cicloturismo, opções de guias, hospedagens. Tenho um grupo aqui na minha cidade. Aguardo contato. Se for pelo wpp melhor 14- 99616-4985

  • Ari Coentro disse:

    Parabéns a todos involvidos por este incrível e maravilhoso projeto!!!
    Tem que haver parceiros, pessoas e empresas com total comprometimento.

    Sou de Bertioga-sp litoral Norte de São Paulo,
    Temos uma pista de XCO incrível na cidade,
    Instagram só digitar Ascerbert.

    3 anos 8 meses de vida, poder público não temos ajudado…isso porque é um esporte em ascensão, proporcionando bem estar r lazer para os adeptos e seus familiares.
    Estamos para fechar parceira com Sesc Bertioga Agora .
    Buscamos o 3° Setor, empresas assim como a que acreditaram neste projeto ambicioso de Vcs, mas que tem plena consciência a importância do homem e natureza sem agredi-la, cuidando, respeitando…onde sustentabilidade deve sim fazer presente!!!

    Todos ganham.
    Sucesso.

    Obs: Fica aberto um convite para conhecer o Acarau Circuit Bike.

  • Manoel Bononato Muñoz disse:

    Muito boa notícia. Agora temos um circuito para essa região. Fiz o Circuito Europeu em Santa Catarina, gostei demais e perguntei: será que não temos algo parecido em São Paulo.
    Está ai a resposta.

  • Ulysses Oliveira disse:

    Estimados, parabéns pela iniciativa, tenho certeza que será um sucesso esse circuito.
    Por favor podem me informar se tem grupos ou agências que já estão organizando para fazer esse circuito.
    Grato
    Ulysses

    • Aliança Bike disse:

      Olá Ulysses, há vários grupos de pedal que já fazem trechos do Circuito, seja em Itapecerica, em Cotia, em Vargem Grande, Juquitiba ou Ibiúna. Recomendamos buscar nos grupos de pedal destas cidades. Pois operação profissional de cicloturismo, com agências, ainda não há mapeadas, mas com certeza elas surgirão com o tempo.

Envie sua mensagem