Skip to main content

Campeões Brasileiros na ‘9 de Julho’

Com estrelas da Elite e Amadores, pelotão volta às ruas de São Paulo no feriado paulista

7 de julho de 2025

Os vencedores do Brasileiro de Estrada no último fim de semana voltam ao pelotão nesta quarta-feira (9/7) para a disputa do GP São Paulo de Ciclismo. Otávio Gonzeli (Swift) e Talita Oliveira (ABEC Rio Claro) serão as grandes estrelas do evento que substitui a tradicional Prova 9 de Julho.

Este ano, o Campeonato Nacional foi disputado em São Paulo como parte das comemorações ao centenário da Federação Paulista de Ciclismo. A cidade de Mairiporã foi palco das disputas contrarrelógio na sexta-feira (4/7). Um circuito na Rodovia Anchieta recebeu os ciclistas da Elite e Sub-23 para as provas em linha sábado e domingo. (Confira os resultados completos)

tamires radatz campeã crono

Campeã em linha no ano passado, Tamires Radatz voltou ao topo com o tricampeonato na crono (Allan Modesto/CBC)

Os campeões Elite de contrarrelógio, João Pedro Rossi (Swift) e Tamires Radatz (Avaí FC) também estão confirmados no GP São Paulo, que conta pontos para o Ranking Brasileiro de Estrada na Classe 3 e para o Ranking Paulista de Estrada. Ao todo, serão dez categorias em disputa, incluindo uma aberta aos amadores ‘Ciclismo para Todos’.

TODOS OS CAMPEÕES

(Fotos Allan Modesto/CBC)

OUTRO NOME, MESMA CLÁSSICA

Curiosamente, o Brasileiro foi disputado no circuito da Clássica 9 de Julho do ano passado. A marca da tradicional prova pertence à Fundação Cásper Líbero, que criou o evento em 1933, porém declinou da realização este ano.

O GP São Paulo, entretanto, como em anos anteriores, volta como alternativa para sustentar as comemorações da Revolução Constitucionalista de 1932, ao ser realizado no feriado paulista.

Com a presença de amadores, GP São Paulo espera reunir 2.000 ciclistas

CAMPEÕES DE VOLTA ÀS RUAS

A competição entretanto recupera parte da tradição ao voltar para o circuito urbano de 13,5 km de extensão, tendo largada e chegada no Jockey Club, na Avenida Lineu de Paula Machado, no Butantã. Começando as disputas 6h da manhã, o trajeto será exclusivo das bicicletas ao longo de 5 horas, aproximadamente.

“Eu já competi em 9 de julho do ano passado. Fui quarta colocada. Acredito que estamos com uma equipe muito boa. Estamos treinando muito para conseguir o resultado na quarta-feira. Acredito que será mais um título para nossa equipe. Se não for comigo, eu acredito que será com as minhas parceiras, porque estamos em uma sincronia muito grande”, destaca Talita Oliveira.

Programação GP São Paulo

  • 1ª Bateria
    • 6h – Ciclismo para Todos (masculino e feminino) – 13,5 km – 1 volta
  • 2ª Bateria
    • 6h45 – Elite e Sub-23 Femininos – 54 km – 4 voltas
    • 6h47 – Open Master 30+ e Júnior Feminino – 27 km – 2 voltas
  • 3ª Bateria
    • 8h20 – Elite, Sub-23 e Júnior Masculinos – 108 km – 8 voltas
    • 8h22 – Open Master 30+ e Júnior Masculinos – 54 km – 4 voltas

GP São Paulo: regulamento e outras informações no site oficial

Leia também: “Sem ídolos, ciclismo brasileiro nunca será grande”

COMPARTILHE:

Receba nossas novidades por e-mail

Envie sua mensagem