Câmara Municipal de São Paulo aprova projeto que regulamenta a ciclologística
A Câmara Municipal de São Paulo aprovou ontem um projeto de lei (PL) que cria a Política Municipal de Ciclologística na capital paulista. O texto do PL 31/2019 foi construído pelo GT Ciclologística da Aliança Bike em conjunto com o vereador Caio Miranda Carneiro e sua equipe.
Foi um trabalho que levou pouco mais de um ano entre o primeiro encontro e a aprovação. Tivemos também a colaboração, durante duas oficinas online, de vários profissionais ligados ao setor, como entregadores, gestores de empresas de entregas, representantes dos aplicativos, pesquisadores do tema. O texto ainda vai para a sanção do Prefeito Bruno Covas e, depois, para a regulamentação.
A principal ideia deste PL é estimular e regulamentar as entregas feitas por bicicletas e triciclos na cidade. Entre tantos pontos, o texto prevê regras de estacionamentos para bicicletas e triciclos de carga, cursos de formação para os ciclistas entregadores, regras para a dimensão das ciclovias e a prioridade de entregas por bicicleta nas licitações públicas.
Ciclologística é um tema bastante importante para a Aliança Bike, que já possui dois estudos relacionados com entregas por bicicletas e triciclos. Você conhece? Neste link você acessa os dados da pesquisa CICLOLOGÍSTICA: ENTREGAS POR BICICLETAS E TRICICLOS NO BOM RETIRO e aqui estão os dados da pesquisa de PERFIL DOS ENTREGADORES DE APLICATIVO.
Estamos finalizando o relatório de um terceiro estudo, desta vez focado nas empresas de bike courrier. Em breve teremos mais novidades sobre o tema e seguimos trabalhando pela ciclologística.