Skip to main content

MTB Eliminator reforça calendário UCI no Brasil em 2025

Provas internacionais preenchem temporada em diversas modalidades e movimentam o mercado

5 de fevereiro de 2025

A UCI confirmou nesta semana a cidade de São Paulo como sede novamente de uma etapa do calendário da Copa do Mundo de MTB Eliminator (XCE), circuito de oito etapas organizado pela City Mountain Bike. O evento será no dia 17/8, marcando o encerramento do Shimano Fest, exatamente como aconteceu em 2024.

O anúncio reforça a lista das provas internacionais no país, movimenta o mercado em quase todas as modalidades e cria oportunidades. Mesmo que algumas delas ainda estejam pendentes de uma confirmação oficial. Confira.

GRAVEL PRIMEIRO

provas uci gravel

Circuito UCI de Gravel tem a participação de ciclistas de equipes World Tour (Foto: Divulgação)

A primeira prova internacional no país será a inédita etapa da UCI Gravel World Series, em Camboriú/SC, entre os dias 6 e 8 de março, com a presença de nomes relevantes, como o italiano Daniel Oss, 2º colocado no Mundial da modalidade em 2023. A prova também reunirá amadores em três distâncias diferentes.

“A Specialized faz um investimento estratégico ao patrocinar a edição 2025 do UCI Gravel World Series Brasil. É a primeira vez do evento Gravel na América do Sul e queremos reforçar nossa presença na modalidade. Entendemos o seu potencial tanto para ciclistas em busca de performance quanto para o turismo de aventura, dos atletas, desde amadores aos profissionais, que virão de diferentes partes do mundo competir em nossa casa”, diz Jônatas Gallego, líder de mercado da Specialized no Brasil.

Além do Gravel, a Specialized aposta principalmente nas duas etapas da WHOOP UCI Mountain Bike World Series para trabalhar o potencial do esporte. “Esses dois momentos são oportunidades únicas para estarmos ainda mais próximos dos ciclistas e lojistas, fortalecendo comunidades e levando até eles o que existe de melhor em tecnologia, inovação e performance”, conclui Gallego.

Leia também: “O Gravel é a bola da vez. Um novo mercado para todo mundo”, Juliano Salvadori

MTB ABSOLUTO

provas uci mtb araxá

Araxá/MG vai sediar as duas etapas brasileiras da Copa do Mundo de MTB (Foto: Divulgação)

As duas etapas da WHOOP UCI Mountain Bike World Series são os momentos mais aguardados em um volumoso calendário de provas UCI no país. No mesmo final de semana do Gravel, o Desafios Gigantes, em Tiradentes abre uma sequência de 21 eventos internacionais que só termina em outubro com a tradicional Brasil Ride, na Bahia.

“Nosso calendário internacional MTB é o melhor das Américas. Isso demonstra a credibilidade CBC e dos nossos organizadores de eventos”, diz o presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo, José Luiz Vasconcellos, que destaca o crescimento do cenário local em número de eventos, na estrutura dos eventos, na consequente formação de comissários internacionais.

Rogério Bernardes, organizador das Etapas da Copa do Mundo e da CIMTB, ressalta a importância dos grandes eventos para o fomento do ciclismo nacional e o amadurecimento do cenário do esporte após anos de história. “A expectativa é ter todos os espaços da Feira em Araxá ocupados pelo mercado da bike. Parceiros que vão interagir com uma comunidade apaixonada pelo esporte”, diz Bernardes. Ano passado, cerca de 40 mil pessoas estiveram na Arena para acompanhar os melhores mountain bikers do mundo. Foram 1.200 atletas, de 35 países.

ESTRADA E BMX

provas uci tour do rio

O Tour do Rio voltou em 2024 depois de longa pausa (Foto: Divulgação)

No ciclismo de Estrada, os segundo semestre promete uma nova edição do Tour do Rio, retomado no ano passado e uma novidade importante, com a possível realização da Volta do Estado de São Paulo. “Estamos trabalhando para Volta de São Paulo também retornar ainda este ano ao calendário UCI. Primeiramente, a intenção é confirmar outros eventos, tanto no BMX Racing na pista olímpica do Rio de Janeiro, quanto nas provas de Estrada”, explica Vasconcellos. A Volta de São Paulo, igualmente chamada de Volta do Estado e Tour do Brasil, foi realizada pela última vez em 2014.

CALENDÁRIO AMADOR

provas uci granfondo

Elite nacional e amadores dedicados participam do Granfondo Series (Foto: Divulgação)

Enquanto as provas Elite ainda sofrem para retomar à Estrada, os eventos amadores surgem como opção para ciclistas diletantes e também para os principais times nacionais. É o caso do UCI Granfondo, disputado anualmente em Pomerode, Santa Catarina. A prova – e outros 29 eventos pelo mundo – credencia ciclistas de todas as faixas etárias para o Mundial da modalidade, que este ano será em Lorne, na Austrália.

PARACICLISMO

provas uci pista

Os melhores do mundo estarão no Velódromo Olímpico do Rio em setembro (Foto: Miriam Jeske/CBC)

Para fechar, o Velódromo do Rio de Janeiro será palco Mundial de Paraciclismo de Pista. Pelo segundo ano consecutivo, a instalação construída para os Jogos Olímpicos Rio 2016 reunir os principais nomes do ciclismo paralímpico, entre eles, principalmente, o brasileiro multicampeão Lauro Chaman. Ano passado, o evento teve o público limitado por conta das obras do Museu Olímpico. Espera-se, todavia, que esse ano a torcida possa ocupar, de vez, as arquibancadas.

AGENDA EVENTOS UCI BRASIL 2025

Eventos divulgados no site UCI (sujeitões à alteração)

MOUNTAIN BIKE XCC/XCO/XCM/XCE

  • 7 a 9/3 – Desafio dos Gigantes (Tiradentes/MG)
  • 14 a 16/3 – Internacional MTB Series #1 (Lavras/MG)
  • 28 a 30/3 – CIMTB #1 (Araxá/MG)
  • 28 a 29/3 – Estrada Real #1 (Itabirito/MG)
  • 23/3 Taça Brasil de XCO (Rio Bonito/RJ)
  • 3 a 6/4 – 1ª Copa do Mundo XCC/XCO (Araxá/MG)
  • 10 a 13/4 – 2ª Copa do Mundo XCC/XCO (Araxá/MG)
  • 16 a 18/5 – Estrada Real #2 (Ouro Branco/MG)
  • 23 a 25/5 – Internacional MTB Series #2 (Caxambú/MG)
  • 6 a 8/6 – CIMTB #2 (Poços de Caldas/MG)
  • 20/6 – Desafio Internacional do Cerrado (Goiânia/GO)
  • 21 a 22/06 Taça Brasil de XCO (Goiânia/GO)
  • 4 a 6/7 – American Series (Congonhas/MG)
  • 11 a 13/7 – Internacional MTB Series #3 (Machado/MG)
  • 25 a 27/7 – Estrada Real #3 (Arcos/MG)
  • 1 a 3/8 – CIMTB #3 (Nova Lima/MG)
  • 17/8 – Copa do Mundo UCI MTB Eliminator (São Paulo/SP)
  • 22 a 24/8 – Internacional MTB Series #4 (Pará de Minas/MG)
  • 26 a 28/9 – CIMTB #4 (Congonhas/MG)
  • 11 a 12/10 Taça Brasil de XCO (Araçoiaba da Serra/SP)
  • 18 a 25/10 – Brasil Ride Bahia

GRAVEL

  • 7 a 9/3 – UCI Gravel World Series Brasil (Camboriu/SC)

GRANFONDO

  • 9/11 – UCI Granfondo World Series Brasil (Pomerode/SC)

PISTA PARALÍMPICO

  • 16 a 19/9 – Campeonato Mundial UCI de Paraciclismo de Pista (Rio de Janeiro/RJ)

Nota: todos os campeonatos nacionais são considerados provas UCI e, portanto, contam pontos no ranking internacional conforme a qualificação do país nos últimos campeonatos mundiais. Contudo, eles não foram incluídos na lista, pois são eventos fixos, organizados pela Confederação.

COMPARTILHE:

Receba nossas novidades por e-mail

Envie sua mensagem