Skip to main content

Brasil, um país que pedala e produz bicicletas | Bicicleta News

Por 2 de março de 2021março 12th, 2021Bicicleta News, Notícias

A Revista Fabricação e Montagem de bicicletas e componentes – parte da Coletânea Mercado de Bicicletas no Brasil – dá um retrato completo da indústria de bicicletas e componentes no país.

Voltada para profissionais do setor de bicicletas, pesquisadores e imprensa, a publicação traz dados atualizados sobre o tamanho da indústria de bicicletas e componentes no Brasil, perfil dos empregados na indústria e volumes de produção. A revista tem ainda análises qualitativas com estudos de caso com duas empresas e uma análise de tendências com base na série histórica da indústria.

Ao todo, 180 municípios brasileiros contam com ao menos uma fábrica de bicicletas, triciclos e/ou suas peças e acessórios. Sudeste e sul concentram o maior número de fábricas de bicicletas e componentes. Já em relação aos salários, no Amazonas é onde a renda média do trabalhador é mais alta (R$ 3.094,92), seguida por São Paulo (R$ 2.742,44).

Em relação ao futuro, o cenário é de otimismo entre as fabricantes e montadoras, o que foi ratificado em Seminário realizado hoje pela manhã com quase 200 profissionais do setor. Boa parte dessas empresas tiveram de ampliar seu quadro de funcionários e colaboradores para dar conta da alta demanda. No caso da Athor Bikes, uma das empresas estudadas para a Revista e sediada em Lagoa da Prata (MG), o crescimento foi de 50% na fabricação e montagem de suas bicicletas em 2020.

Leia a íntregra da edição 2021 da revista “Fabricação e Montagem de bicicletas e componentes” – parte da Coletânea Mercado de Bicicletas no Brasil.

A revista tem periodicidade anual e é produzida pela Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike) e pelo Laboratório de Mobilidade Sustentável (LABMOB), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com apoio do Itaú.

Recebeu essa nota de alguém e quer receber notícias do mundo da bicicleta em primeira mão? Mande uma mensagem para nós!

COMPARTILHE: