Skip to main content

2º Congresso Brasileiro de Trilhas acontece em Niterói-RJ com programação extensa e mesas sobre cicloturismo e MTB

De 21 a 24 de setembro, cidade fluminense receberá gestores e organizações sociais ligados a trilhas e rotas de todo o país, incluindo uma programação especial sobre cicloturismo e ciclismo de montanha (MTB)

Aberta ao público e totalmente gratuita, a segunda edição do Congresso Brasileiro de Trilhas já tem nomes confirmados e data para acontecer. A partir do dia 21 de setembro, as mesas de discussão e workshops relacionados ao cicloturismo e mountain bike começam no Caminho Niemeyer, centro de eventos e cultura projetado pelo arquiteto em Niterói-RJ.

A iniciativa é organizada pela Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso, pela Prefeitura Municipal de Niterói e pela Niterói Empresa de Lazer e Turismo (NELTUR), e tem o apoio da Aliança Bike. Durante os quatro dias de Congresso, os participantes poderão acompanhar mesas redondas e oficinas com gestores públicos, empresários, parlamentares e coordenadores de diferentes circuitos de ciclismo brasileiros. A expectativa é que este seja o maior evento de trilhas do mundo, recebendo entre 2 e 3 mil pessoas.

“O Congresso é a coroação de uma política pública bem implantada e que está de mãos dadas com a sociedade civil. Temos um excelente viés de conservação, com as Trilhas de Longo Curso servindo para um propósito ecológico e de preservação da flora e da fauna local. Fazemos trilhas por diferentes motivos que tocam nosso coração: alguns pelo montanhismo, outros pelo turismo e outros pelo esporte e assim por diante”, comentou Hugo de Castro, organizador do Congresso.

A roda de conversa que abre o evento fala exatamente sobre “Trilhas de mountain bike em Unidades de Conservação: o uso público como estratégia de conservação” e terá a mediação de Cristiano Sartori, do Ciclotrilhas Floripa, assim como a participação de Cristophe Balmant, do ICMbio, Barbara Santos,  INEA/RJ e representante da iniciativa Niterói Bikers.

“Será uma bela feira de trilhas, muito mais do que um congresso. Serão quatro espaços para debates e palestras. No dia 20, véspera do Congresso, o foco será o Seminário técnico-científico sobre recuperação florestal.  Logo após o Congresso teremos um curso de uma semana sobre trilhas sustentáveis. A ideia é apresentar uma parte bem prática que inclui desde técnicas de abertura de trilhas até análise de impacto do trajeto”, finalizou o organizador.

Confira abaixo as mesas referentes ao temas de cicloturismo e ciclismo de montanha e confira a programação completa no site oficial, onde você também pode fazer inscrições para o evento 100% gratuito.

21.09

  • Trilhas Compartilhadas entre Pedestres e Bikes 11h
  • Trilhas de Mountain Bike em unidades de conservação Ambiental e sua Aplicabilidade à Realidade das Trilhas 14h30
  • Como promover uma Rota/Circuito de Cicloturismo 15h30

22.09

  • Experiência de Monitoramento Multimodal e a relevância dos dados para a tomada de decisão para a conectividade, conservação e turismo sustentável 10h20
  • Consolidação de rotas e destinos de cicloturismo  14h30

23.09

  • Cicloturismo e políticas cicloviárias municipais 11h40
  • Sinalização para o cicloturismo e ciclismo de montanha (MTB) 14h30
COMPARTILHE:
Aliança Bike

Criada em 2003 e formalizada em 2009, a Aliança Bike tem como missão principal fortalecer a economia da bicicleta, além de trabalhar para que mais pessoas pedalem no Brasil. A entidade atua em diversas frentes de trabalho para atingir os objetivos. Conta com mais de 180 associados entre fabricantes, montadores, importadores, distribuidores e lojistas.

Envie sua mensagem