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Vindrais: uma bicicleta uruguaia com DNA brasileiro

Aliança Bike Podcast traz a visão da Vindrais Bicicletas e seus planos para o mercado latinoamericano

A Vindrais é uma marca de bicicletas uruguaia fundada em 2015. Três anos depois, em 2018, a empresa investiu no mercado brasileiro, inaugurando sua primeira loja em Balneário Camboriú, Santa Catarina, no ano seguinte. Essa trajetória é parte da conversa com o sócio uruguaio Diego Lorieto no Episódio 67 do Aliança Bike Podcast, que estreia nesta semana.

“No começo, foi bastante difícil. Os fornecedores de kits elétricos ainda não eram tão consolidados. Tínhamos os quadros importados da Itália e componentes da Ásia. Contudo, sempre houve um trabalho grande para que tudo alinhasse perfeitamente”, explica Lorieto.

Com o tempo, a marca começou a ganhar ritmo, mas a pandemia complicou ainda mais as coisas. Em 2020, durante o auge das incertezas geradas pela Covid-19, eles conheceram novos parceiros, entre eles, Vinicius Domingues Buch e Guilherme Melo, que também participam do podcast.

Surge a Vindrais Brasil 

Inicialmente, a Vindrais trabalhava com os modelos Rivol, com ou sem motor assistido

Deste encontro nasce a Vindrais Brasil, com sede em Florianópolis, Santa Catarina. Uma empresa tão uruguaia quanto brasileira. “Nos conhecemos por meio de um amigo em comum. Temos expertise em personalização de motos e outros produtos de design, e eles propuseram algo semelhante para a bicicleta Vindrais, que eles já vendiam. Nossa resposta foi desenvolvermos juntos uma bicicleta brasileira. Gostaram do desafio e, assim, começou uma nova etapa em nossas vidas”, conta Vinicius.

“Podemos nos considerar vanguardistas, não só no Brasil, mas na América Latina. Quando tivemos a ideia de criar um produto nacional e elaborar isso foi muito emocionante”, afirma Vinicius Buch.

A criação da Aura 

vindrais bicicletas aura

A Aura tem um visual diferente e autonomia de até 100 km para todo tipo de terreno

Essa parceria resultou na Aura, uma bicicleta elétrica bastante singular. “Desenvolver uma bicicleta nacional já era um desafio, mas optamos por elaborar a estrutura em chapa metálica. Foi diferente, e encontrar fornecedores que atendessem nossos requisitos de qualidade, acabamento e custo sustentável foi um desafio redobrado”, explica Buch.

Embora alguns componentes ainda sejam importados, a Vindrais celebra a maioria dos materiais nacionais utilizados na Aura. “O quadro é feito aqui. A bateria é fornecida por um parceiro nacional, e o estofamento também. Importamos os motores e componentes eletrônicos. Freios e suspensões também, mas estamos em negociação para obter fornecedores nacionais para eles”, conclui.

Plano de negócios 

“Atualmente, temos uma loja conceito em Florianópolis, onde os clientes podem testar as bikes. Também estamos negociando parcerias em lojas de São Paulo, Porto Alegre e, possivelmente, no Rio de Janeiro. Nosso objetivo é ampliar o leque, pois uma bicicleta nacional e diferenciada desperta curiosidade”, comenta Guilherme Melo.

vindrais bicicletas v1

A V1 é o outro modelo oferecido pela Vindrais ao mercado brasileiro

Visão para o futuro 

“Começamos no Uruguai, expandimos para o Brasil. Agora a marca busca se consolidar como brasileira, com certificação de origem. Assim, poderemos atuar em outros países do Mercosul, como o próprio Uruguai”, afirma Diego Lorieto. Ele acrescenta: “Já estamos fazendo a primeira exportação para lá. E, em 2025, planejamos abrir mercado em outros países da América Latina, com maior chance de sucesso no Paraguai, sobretudo, devido à tributação. Talvez a Argentina. Mas, claro, é preciso trabalhar duro e com os pés no chão”, completa.

Associado à Aliança 

A Vindrais é parceira da Aliança desde 2019, tendo trocado muitas experiências com a entidade para seu desenvolvimento no Brasil. Se você ainda não é associado, considere juntar-se ao nosso trabalho. Saiba mais aqui.

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