Schwalbe promove comércio justo de borracha em nova linha de pneus | Bicicleta News

Por 8 de abril de 2021Bicicleta News, Indústria
COMPARTILHE:

A fabricante de pneus alemã Schwalbe é a primeira no setor a investir na cadeia de comércio justo de borracha. A matéria prima será usada inicialmente na confecção de um novo modelo específico para bicicletas elétricas urbanas.

Para garantir condições dignas de trabalho para as comunidades seringueiras, a Schwalbe se comprometeu a pagar uma sobretaxa de €0.50 (R$ 3,31) pelo quilo da borracha seca. O valor equivale a 45% do preço da matéria prima no mercado internacional. O pagamento será feito diretamente para a cooperativa de produtores na Indonésia responsável pelo fornecimento. Os recursos serão usados livremente pela comunidade para melhorar as condições de vida local.

Vale sempre lembrar que a borracha natural é produzida pela seringueira, uma árvore nativa da Amazônia. Foi justamente o ciclo da borracha no século XIX que impulsionou o povoamento e trouxe muita riqueza para Manaus. Mas a pujança teve fim quando mudas de seringueiras foram levadas para a Ásia. Hoje a borracha natural, mais sustentável que a vinda do petróleo, está em alta no mercado mundial. O Brasil, no entanto, produz apenas 35% do que consome e São Paulo, muito longe da Amazônia, é o maior produtor nacional de borracha.

Leia mais sobre o comércio justo da borracha no novo pneu para e-bikes da Schwalbe.
__________________________

Quer receber notícias do mundo da bicicleta em primeira mão? Mande uma mensagem para nós.