Ranking Europeu de Bicicletas Compartilhadas
Pelo segundo ano consecutivo, a Cycling Industries Europe (CIE) avaliou e classificou os sistemas de bike sharing em cidades da União Europeia. Chamado de “Shared Ambition” (Ambição Compartilhada), o estudo avaliou 148 cidades com o intuito de criar parâmetros práticos que prioritariamente ajudem no crescimento da microbilidade no Velho Continente. Assim, eles levaram em conta três aspectos principais:
1) tamanho da frota disponível para locação;
2) número de viagens diárias por bicicleta;
3) número de viagens/dia por 1.000 habitantes
Segundo o CIE, o item 3 é o que melhor reflete o sucesso de um sistema de compartilhamento. Por isso, as cinco cidades melhor avaliadas também são as líderes nesse aspecto. São elas:
1) Paris (França)
2) Antuérpia (Bélgica)
3) Ljubljana (Eslovênia, terra do Tadej Pogacar)
4) Tartu (Estônia)
5) Toulouse (França)
Paris tem 36.9 viagens/dia para cada 1.000 pessoas. O corte para entrar no top5 foi de 19.8 e para o top10 de 11.5 viagens/1.000 habitantes. Comparativamente, a cidade do Rio de Janeiro, considerando os números fornecidos pela TemBici (20mi viagens em 2023) e a população oficial (6,2mi) teria um coeficiente de 8.8 viagens/dias.
No ranking dos outros dois aspectos: bicampeões. Bourdaux (FRA) permanece no topo em número total de bicicletas disponibilizadas por habitante. E Bilbao (ESP) continua no topo da lista das cidades quando a avaliação é o número de viagens por bicicletas. Na cidade basca, então, cada bicicleta é usada diariamente em sete deslocamentos.
Bilbao, no País Basco, tem o maior número de viagens/bike da Europa: 7 por dia.”Estamos muito satisfeitos com a profundidade dos dados reunidos” diz o relatório, que complementa. “A UE tem objetivos ambiciosos para a mudança na mobilidade urbana, definidos na sua Estratégia de Mobilidade Sustentável e Inteligente e no Novo Quadro de Mobilidade Urbana da UE. Como parte desta ambição, é identificado um papel importante para a mobilidade ativa, bem como para a mobilidade partilhada como parte do ecossistema de transportes públicos”. Essa conexão permite que as cidades com mais de 50mil habitantes utilizem o Fundo Social para o Clima para investir no modal.
ORIENTAÇÃO LOCAL
Aqui no Brasil, a Aliança Bike desenvolveu um Guia com o objetivo auxiliar gestores públicos locais na implantação e aperfeiçoamento de sistemas compartilhados públicos de micromobilidade. Assim, o documento “tropicaliza” questões já debatidas por outros guias internacionais e amplamente reconhecidos, como os próprios documentos da CIE, trazendo exemplos de melhores práticas já implantadas neste cenário.