Pesquisa Anual de Comércio Varejista 2025

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Desde 2018 a Aliança Bike realiza a Pesquisa Anual de Comércio Varejista de Bicicletas, buscando mostrar tendências, mudanças e perspectivas para as lojas de bicicletas de todo o país.

A pesquisa é realizada de forma virtual através de questionário enviado diretamente aos lojistas, que voluntariamente respondem de acordo com a realidade de cada loja.

Em 2025, tivemos uma amostra importante, com respostas de mais de 300 lojistas de todo o país.

Perguntas são incluídas e ajustadas todo ano para o aprimoramento da pesquisa, permitindo que ela represente o retrato mais completo sobre as lojas de bicicleta no país.

Nesta edição, fortalecemos a investigação mais a fundo sobre as questões de composição de faturamento, dos acessórios e serviços, das marcas mais presentes, além da relação das lojas com o entorno.

Os resultados reforçam a importância das lojas de bicicletas para a economia nacional – seja pela geração de emprego e renda, ou mesmo pelas tendências observadas e que refletem em toda cadeia produtiva da bicicleta.

As lojas são, enfim, uma síntese do setor de bicicletas; e um olhar mais atento nos dá indicadores importantes do que está acontecendo com nosso mercado.

Resumo Executivo 

  • Metade das lojas estão situadas no Sudeste.
  • Quase 95% das lojas estão enquadradas no Simples Nacional.
  • 65% dos funcionários que trabalham nas lojas são registrados na CLT.
  • Cada loja tem uma média de 4 funcionários.
  • Mais de 55% das lojas respondentes venderam até 100 unidades de bicicleta em 2024.
  • 30% das lojas foram abertas nos últimos 5 anos e a idade média delas é de 17 anos.
  • Mais de 60% das lojas tiveram faturamento até R$ 500 mil e 19% de mais de R$ 1 milhão.
  • Quase metade dos lojistas afirmou haver aumento no faturamento, entre 2023 e 2024.
  • Mais de 80% dos lojistas afirmaram que o modelo de bicicleta mais vendido em sua loja custa até R$ 3 mil.
  • A venda de bicicletas inteiras ainda é responsável pela maior participação média no faturamento das lojas de bicicletas, com 44%.
  • Para lojas menores, a oferta de serviços de mecânica e revisão são muito relevantes para o faturamento. Já para as lojas maiores, é a venda de bicicletas inteiras que se destaca.
  • Mountain Bike (MTB) é o modelo de bicicleta mais comercializado, por mais de 90% das lojas.
  • A proporção de lojas que vende bicicletas elétricas teve leve queda de 50% para 47% entre 2023 e 2024.
  • Os modelos de bicicleta mais baratos tendem a ter maior representatividade no faturamento das lojas.
  • Capacetes e apetrechos de iluminação são os assessórios mais vendidos pelas lojas.
  • e-commerce: quanto maior o faturamento da loja, maior a probabilidade de ela fazer vendas online.
  • O Mercado Livre segue sendo a plataforma com maior presença das lojas que comercializam online, sendo utilizado por mais de 70% delas.
  • A maior parte das lojas organiza ou apoia grupos de pedal.
  • De todas as estratégias de divulgação, as plataformas online (impulsionamento nas redes e sites) e promoção/participação de grupos de pedal são as mais citadas.
  • Embora não estejam otimistas em relação à situação econômica do país para 2025, mais da metade dos lojistas acredita que a situação financeira de sua loja irá melhorar neste ano.

Confira os dados de anos anteriores da Pesquisa Anual de Comércio Varejista – Aliança Bike

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