Pesquisa Anual de Comércio Varejista 2025
Desde 2018 a Aliança Bike realiza a Pesquisa Anual de Comércio Varejista de Bicicletas, buscando mostrar tendências, mudanças e perspectivas para as lojas de bicicletas de todo o país.
A pesquisa é realizada de forma virtual através de questionário enviado diretamente aos lojistas, que voluntariamente respondem de acordo com a realidade de cada loja.
Em 2025, tivemos uma amostra importante, com respostas de mais de 300 lojistas de todo o país.
Perguntas são incluídas e ajustadas todo ano para o aprimoramento da pesquisa, permitindo que ela represente o retrato mais completo sobre as lojas de bicicleta no país.
Nesta edição, fortalecemos a investigação mais a fundo sobre as questões de composição de faturamento, dos acessórios e serviços, das marcas mais presentes, além da relação das lojas com o entorno.
Os resultados reforçam a importância das lojas de bicicletas para a economia nacional – seja pela geração de emprego e renda, ou mesmo pelas tendências observadas e que refletem em toda cadeia produtiva da bicicleta.
As lojas são, enfim, uma síntese do setor de bicicletas; e um olhar mais atento nos dá indicadores importantes do que está acontecendo com nosso mercado.
Resumo Executivo
- Metade das lojas estão situadas no Sudeste.
- Quase 95% das lojas estão enquadradas no Simples Nacional.
- 65% dos funcionários que trabalham nas lojas são registrados na CLT.
- Cada loja tem uma média de 4 funcionários.
- Mais de 55% das lojas respondentes venderam até 100 unidades de bicicleta em 2024.
- 30% das lojas foram abertas nos últimos 5 anos e a idade média delas é de 17 anos.
- Mais de 60% das lojas tiveram faturamento até R$ 500 mil e 19% de mais de R$ 1 milhão.
- Quase metade dos lojistas afirmou haver aumento no faturamento, entre 2023 e 2024.
- Mais de 80% dos lojistas afirmaram que o modelo de bicicleta mais vendido em sua loja custa até R$ 3 mil.
- A venda de bicicletas inteiras ainda é responsável pela maior participação média no faturamento das lojas de bicicletas, com 44%.
- Para lojas menores, a oferta de serviços de mecânica e revisão são muito relevantes para o faturamento. Já para as lojas maiores, é a venda de bicicletas inteiras que se destaca.
- Mountain Bike (MTB) é o modelo de bicicleta mais comercializado, por mais de 90% das lojas.
- A proporção de lojas que vende bicicletas elétricas teve leve queda de 50% para 47% entre 2023 e 2024.
- Os modelos de bicicleta mais baratos tendem a ter maior representatividade no faturamento das lojas.
- Capacetes e apetrechos de iluminação são os assessórios mais vendidos pelas lojas.
- e-commerce: quanto maior o faturamento da loja, maior a probabilidade de ela fazer vendas online.
- O Mercado Livre segue sendo a plataforma com maior presença das lojas que comercializam online, sendo utilizado por mais de 70% delas.
- A maior parte das lojas organiza ou apoia grupos de pedal.
- De todas as estratégias de divulgação, as plataformas online (impulsionamento nas redes e sites) e promoção/participação de grupos de pedal são as mais citadas.
- Embora não estejam otimistas em relação à situação econômica do país para 2025, mais da metade dos lojistas acredita que a situação financeira de sua loja irá melhorar neste ano.
Confira os dados de anos anteriores da Pesquisa Anual de Comércio Varejista – Aliança Bike