Skip to main content

Cicloturismo na Bahia: os destinos mais interessantes para explorar a Bahia pedalando

Por 11 de abril de 2024abril 26th, 2024Cicloturismo, Notícias

A Bahia tem um jeito que nenhuma terra tem! Quem cantou essa bola foi Dorival Caymmi em 1941, na canção Você já foi à Bahia? É possível que já tenha ido, mas a pergunta hoje é: já foi pedalar na Bahia?

Então vá! Lá tem praias de areia dourada por onde a bicicleta desliza, vegetação da caatinga e da mata atlântica. Tem também o universo de Jorge Amado que se revela a cada esquina, religiosidade, história, dendê, cacau e aquela brisa que quem conhece, não esquece.

No estado ainda existem poucas rotas de cicloturismo sinalizadas e autoguiadas, porém há dezenas de destinos incríveis, alguns também operados por agências de cicloturismo. Há também muitos mapas disponíveis na web para facilitar a vida dos ciclistas que gostam de desenhar o próprio caminho.

Abaixo, selecionamos alguns dos destinos mais legais da Bahia. Se esquecemos de algum, por favor nos avise para aumentar essa lista.

Rota do Descobrimento – Prado a Porto Seguro

Rota do Descobrimento / Foto: Bahia Active

Este percurso abrange uma extensa área ao longo da costa sul da Bahia, que foi onde as caravelas portuguesas se aproximaram pela primeira vez das novas terras. Além disso, em 1999, o local foi tombado pela Unesco como Patrimônio Natural Mundial graças aos remanescentes mais preservados de Mata Atlântica do Nordeste do Brasil. Pelo caminho, além da exuberante vegetação, há praias, baías, falésias, recifes de corais, manguezais, rios e muita história.

Partida/Chegada: Prado a Porto Seguro

Percurso total: 163 km

Altimetria acumulada: 971 metros

Quem leva: @bahiaactive

Mapa disponível aqui.

Volta ao Parque – Chapada Diamantina

Volta ao Parque / Foto: Olinto e Rafaela Cicloturismo

A paisagem da Chapada Diamantina é fascinante. As águas nascem no cume de suas serras formando centenas de cachoeiras, a vegetação rupestre, o visual imponente da Serra do Sincorá e a imensidão de rochas com camadas de arenitos, cuidadosamente esculpidas pelo vento são apenas alguns exemplos. Pedalar por lá exige um tanto de esforço, mas é a melhor maneira de se conectar com tanta beleza.

Partida/Chegada: Lençóis (BA)

Percurso total: 215 km

Altimetria acumulada: 3.185 metros\

Mapa: https://pt.wikiloc.com/trilhas-cicloturismo/chapada-diamantina-10866389 

Rota do Cacau – Ilhéus a Itacaré

Rota do Cacau / Foto: Elo Bike Trips

É uma pedalada entre os deslumbres da natureza do sul da Bahia e dentro do universo do cacau. Quem é noveleiro e está acompanhando os dramas e paixões da novela Renascer (Globo, às 21h30) já sabe como é a beleza das fazendas centenárias de cacau, a vegetação exuberante e as cidades históricas. Pelo caminho, lagoas, cachoeiras, mar cristalino, rios e muita história. O programa prevê hospedagens em pousadas charmosas e visitas a fazendas e produtores de chocolate. Vale ressaltar que o cacau vive hoje um virtuoso ciclo de produção de chocolates de alta qualidade, com certificação de origem e manejo de forma sustentável, provando que é possível conciliar produção, geração de renda e conservação da Mata Atlântica.

Partida/Chegada: Ilhéus – Itacaré

Percurso total: 120 km

Altimetria acumulada: 1000 metros

Quem leva: @elobiketrips

Península de Maraú – Ilhéus a Barra Grande

Península do Maraú / Foto: Elo Bike Trips

Há quem garanta que a Península do Maraú é um dos destinos mais belos do litoral sul da Bahia. O visual é marcado pela exuberância da mata atlântica, lagoas, rios, cachoeiras e praias quase desertas. O destaque são as piscinas naturais que se formam quando a maré baixa. Este roteiro parte de Ilhéus e chega a Barra Grande, passando por Itacaré e Lagoa do Cassange e prevê a prática de rafting, canoa polinésia e passeio de barco pelas ilhas da Baía de Camamu.

Partida/Chegada: Ilhéus a Barra Grande

Percurso total: 70 km

Altimetria acumulada: nível do mar

Quem leva: @elobiketrips

Mapa disponível aqui.

Caminho do Bom Jesus da Lapa – Vitória da Conquista a Bom Jesus da Lapa

Caminho do Bom Jesus da Lapa / Foto: Abelardo Nascimento

É um caminho de peregrinação religiosa – aliás, a terceira maior romaria do Brasil, atrás apenas da de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo, e a do Padre Cícero, em Juazeiro, no Ceará -, que começou a ser sinalizado há pouco mais de dois anos e já faz parte da Rede Brasileira de Trilhas. O roteiro passa pela zona rural de 13 municípios em estradas de terra. É uma imersão na caatinga com sua rica cultura, fauna e flora. A data oficial da romaria é 6 de agosto, quando recebe mais de 400 mil peregrinos em três dias.

Partida/Chegada: Vitória da Conquista a Bom Jesus da Lapa

Percurso total: 426 km, sendo 140 km sinalizados

Altimetria acumulada: 970 metros

Mapa disponível aqui.

Gestão: https://caminhodobomjesusa.wixsite.com/caminho-do-bom-jesus

Bike Park Santa Teresinha

Bike Park Santa Teresinha / Foto: Divulgação

Entre o Recôncavo baiano e a Chapada Diamantina, precisamente no município de Santa Teresinha, existe um lugar perfeito para os amantes de MTB: o Bike Park Santa Terezinha.  São 28 trilhas e, como gosta de ressaltar o proprietário0 Manoel Souza, todas feitas a mão para provocar o menor impacto possível no ambiente.  São percursos para todos os gostos e níveis de preparo físico, além de uma pista de Pump Track. O Bike Park está localizado dentro do Hotel fazenda Bastião, que oferece atrações para toda a família. É possível apenas usar o Bike Park sem estar hospedado.

Gestão: @bikeparkst

Santa Terezinha

Santa Terezinha / Foto: Hudson Malta

Localizada a 200 km de Salvador, é a cidade dos amantes do MTB. Além de abrigar um Bike Park, a cidade sedia também uma competição de MTB, o SUBA100 CHALLENGE – MTB BRASIL, que reúne anualmente mais de 1.500 competidores. Claramente não é uma coincidência, mas o reflexo de um destino repleto de trilhas de MTB com muita natureza e visuais incríveis. A região também abriga os impressionantes inselbergs, que são formações rochosas que se destacam em meio a uma superfície muito plana, como o Pão de Açúcar no Rio de Janeiro. As rotas, conhecidas como Vôo Livre, Serra da Jibóia, Serra do Galo, Cascalheira, Pinturas Rupestres não estão sinalizadas, mas algumas delas têm mapas na rede, como os sugeridos abaixo:

Mapas:

https://www.wikiloc.com/cycling-trails/santa-terezinha-ba-serra-da-jiboia-23151869

https://www.wikiloc.com/mountain-biking-trails/reconhecimento-suba-100-2019-33945257

Saúde

Saúde

Distante 353 km de Salvador, o município de pouco mais de 10 mil habitantes está localizado na Serra da Jacobina, numa região de relevo montanhoso. E o que fazem os amantes do ciclismo de montanha em locais como este? Criam trilhas, muitas trilhas. Sabendo desse potencial, a Prefeitura Municipal costuma organizar todos os anos um evento chamado Cicloturismo na Terra das Cachoeiras reunindo centenas de ciclistas. Mas os mapas estão disponíveis para quem quiser se aventurar em paisagens estonteantes, repletas de cachoeiras e natureza.

Mapas:

https://pt.wikiloc.com/trilhas/mountain-bike/brasil/bahia/saude

https://pt.wikiloc.com/trilhas-cicloturismo/saude-ate-santaluz-57086009

Rota Bahia-Minas – Araçuaí (MG) a Caravelas (BA)

Rota Bahia-Minas

Além de todas as belezas naturais e arquitetônicas encontradas pelo caminho, a graça da Rota Bahia-Minas é ter a sua história contada na música Ponta de Areia, de Milton Nascimento. O trajeto de 575 km resgata as memórias da antiga ferrovia que ligava os dois Estados e atualmente conta com 342 km sinalizados, entre as cidade de Araçuaí a Caravelas.

Partida/Chegada: Araçuaí/Carlos Chagas

Percurso total: 575 km

Altimetria acumulada: 600 metros

Site: https://www.rotabahiaminas.com.br/

Volta do Recôncavo

Volta do Recôncavo / Foto: Mural de Aventuras

É uma pedalada que percorre cidades históricas, muita natureza e uma região de muitas manifestações culturais. Além de ser a terra de Caetano Veloso e Maria Bethânia, a região é o berço do samba de roda e do samba chula de São Braz. A rota também margeia o rio Paraguaçu, fundamental na história da navegação na Bahia.

Partida/Chegada: Salvador

Percurso total: 263,51 km

Altimetria acumulada: 2.200 metros

Mapa: https://pt.wikiloc.com/trilhas-bikepacking/volta-ao-reconcavo-baiano-cicloviagem-132958715

Caminho da Paz – Amargosa a Ubaíra

Caminho da Paz

Localizado na zona turística conhecida como Vale do Jiquiriçá, o Caminho da Paz – Bahia é muito utilizado como preparatório para o Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. O inicio do caminho, em Amargosa, fica a 238 quilômetros de Salvador, e passa por Alto da Alagoinha, Morrinho de São José, Mutuípe, Jiriquiçá e Ubaíra.

Partida/Chegada:  Amargosa a Ubaíra

Percurso total: 127 km

Altimetria acumulada: 1.915 metros

Site: https://www.peregrinosemfronteiras.com.br/caminho-da-paz

Trilha do Padre

Trilha do Padre / Foto: Mural de Aventuras

Diz a lenda que este trajeto, que sai de Salvador em direção a Simões Filho, era o mesmo percorrido por um padre, que ia pedalando para rezar a missa aos domingos na igreja da cidade.

Partida/Chegada: Salvador a Simões Filho

Percurso total: 40 km

Altimetria acumulada: 358 metros

Mapa: https://pt.wikiloc.com/trilhas-mountain-bike/trilha-do-padre-simoes-filho-com-a-muv-67339361

COMPARTILHE:
Adriana Marmo

Sou jornalista, formada em Comunicação Social com habilitação em jornalismo na PUC de Campinas, conclusão em 1989. Há oito anos troquei o carro pela bicicleta como meio de transporte e, desde então, sou ativista da causa e me especializei em mobilidade urbana

Envie sua mensagem