Guia de Sinalização para Rotas de Cicloturismo e Trilhas no Brasil

DOWNLOAD DO GUIA DE SINALIZAÇÃO

Foi lançado nesta sexta-feira (18/07) o primeiro Guia de Sinalização para Rotas de Cicloturismo e Trilhas de Ciclismo de Montanha no Brasil. A publicação é uma proposta da Aliança Bike, em parceria com a Rede Brasileira de Trilhas e o Observatório do Cicloturismo, com apoio do Ministério do Meio Ambiente, ICMBio e outros órgãos públicos.

O documento sobretudo orienta a implantação de rotas de ciclismo seguras e bem sinalizadas em todo o território nacional. As diretrizes foram definidas após dez encontros técnicos com especialistas, gestores, pesquisadores e representantes de entidades públicas e privadas.

PIONEIRISMO E PADRONIZAÇÃO

“Um ciclista poderá sair pedalando do Amapá e chegar ao Rio Grande do Sul com um sentido de continuidade.”

“É um instrumento inédito no Brasil e com grande relevância para que gestores de trilhas e tomadores de decisão possam ter um ponto de partida padronizado. Construindo um projeto conectado de forma ampla no país”, diz Luiz Saldanha, diretor-executivo da Aliança Bike.

Para Pedro da Cunha Menezes, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, esta iniciativa é fundamental, principalmente, na construção de um sistema nacional viário para bicicletas e caminhantes. “Esta padronização das rotas de cicloturismo estará de acordo com a sinalização das rotas de caminhada, da mesma forma como acontece nos sistemas de trilhas da Europa e Estados Unidos”, diz ele. “Desta forma, um ciclista pode sair pedalando do Amapá e chegar ao Rio Grande do Sul com um sentido de continuidade.”

GUIA PARA TODOS

Embora publicado pelo ICMBio, o Guia é voltado a diferentes tipos de territórios e não estabelece normas obrigatórias. O documento oferece um referencial técnico alinhado à Rede Nacional de Trilhas, respeitando todavia marcos legais e competências institucionais.

O conteúdo aborda padronização da sinalização desde a concepção e como implantar a sinalização. Tipologias, regulamentação viária, severidade de percurso, sinalização multimodal, escolha de materiais e etapas para a elaboração de projetos. Todavia, além de promover o turismo, a iniciativa busca estimular o desenvolvimento local e a preservação ambiental.

DESTAQUES DO GUIA

 

Programação de Apresentação do Guia de Sinalização

Outras cidades, contudo, podem se juntar ao roteiro de lançamento. Entre em contato conosco.

COMPARTILHE:

Receba nossas novidades por e-mail