Skip to main content

Como escolher uma bicicleta infantil

Por 12 de outubro de 2023Lojistas, Notícias

O Dia das Crianças chegou e se a ideia for presentear com uma bike, confira aqui algumas dicas para optar pelo modelo certo

Tornar-se ciclista é um processo que pode começar lá na infância, mas para isso a criança precisa ter uma bicicleta que lhe dê conforto, confiança e segurança para não ser esquecida num canto qualquer. Como a bike é sempre uma boa opção de presente no Dia das Crianças, aproveitamos a data para dar algumas dicas de como escolher uma bicicleta para uma criança.

Muitas marcas tomam como referência a idade da criança, mas o certo é levar em consideração também sua altura e o tamanho das pernas (do cavalo ao chão). É com essas medidas que se dará a relação com o aro da bicicleta a ser escolhida, harmonizando o porte da bike com o de seu usuário.

Balance para o equilíbrio

Lá pelos 2 anos, quando os passos já são dados com mais firmeza, pode ser um bom momento para apresentar a bicicleta para uma criança. O modelo indicado para essa idade é a balance bike (Bicicleta de equilíbrio), sem pedais, que será movimentada pelo impulso dos pés no chão.

Quando a criança se sentir segura com sua balance, ela naturalmente vai explorar os movimentos buscando maior impulso para seu deslocamento. É nessa fase que vai descobrir o equilíbrio, deixando os pés para cima para que a bicicleta se mova mais livremente, trazendo aquela sensação de aventura que enriquece toda infância.

Altura x aro

A balance bike é o modelo de bicicleta para iniciar nos fundamentos primordiais do ato de se movimentar em duas rodas: equilíbrio, postura, fortalecimento do “core” (músculos da região abdominal, pélvica e lombar). Além do impulsionamento da autonomia e da sensação de liberdade em uma fase essencial do desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças.

A balance bike geralmente tem aro 12 e, à medida que a criança vai crescendo, o ideal é que as novas bicicletas acompanhem o tamanho da criança. Como umas crescem mais que as outras, é importante levar em consideração suas medidas para a escolha do próximo modelo. A partir da balance bike, as demais bicicletas infantis já têm pedais e a tabela a seguir, publicada pelo site Bike Radar (www.bikeradar.com), traz referências importantes para determinar o tamanho do aro de acordo com o crescimento da criança:

Idade Altura mínima Medida mínima da perna (do cavalo ao chão) Aro
  • ou – 2 anos
88 cm 30 cm 12 (balance)
  • ou – 3 anos
98 cm 38 cm 14
  • ou – 4 anos
1,04 m 42 cm 16
  • ou – 5 anos
1,12 m 46 cm 18
  • ou – 6 anos
1,20 m 52 cm 20
de 7 a 8 anos 1,27 m 57 cm 24
de 9 a 10 anos 1,40 m 64 cm 26

Muito provavelmente, a partir dos 10 anos a criança já estará apta para pedalar em uma bicicleta  de aro 29. Algumas marcas, no entanto, dispõem de um tamanho intermediário, 27,5, caso seja adequada uma adaptação para o pedal.

Confiança para tirar as rodinhas

Se a criança iniciou sua vida ciclística com uma balance, as rodinhas laterais, tão características das bicicletas infantis de antigamente, tornam-se desnecessárias desde o princípio, já que o equilíbrio não será problema, tendo sido ele corretamente o primeiro a ser desenvolvido.

Agora vem o pulo do gato: ainda que a criança esteja na fase das rodinhas, voltar alguns passos pode ser fundamental. Sabemos que muita gente acaba aprendendo a pedalar no susto, acostumado com a pressão do pai, da mãe ou do responsável segurando o selim enquanto fala “pedala, pedala!”

Cá entre nós, esse processo é um tanto agitado e tem quem nunca consiga passar por ele, chegando à fase adulta sem rodinhas, mas também sem pedalar bicicleta alguma (com exceção dos triciclos que são ótimos para inclusão de todo tipo de ciclista). Por isso, essa dica vale pros pequenos, mas também para os grandes, para quem ainda sonha em pedalar sem rodinhas.

Tire as rodinhas e os pedais fazendo de qualquer bicicleta uma bike balance e siga os mesmo princípios de ganhar equilíbrio e postura com curtas e depois largas passadas sobre a bike, ganhando distância e aprendendo a segurar a bicicleta não só com os braços, mas também com a postura.

Nesse processo, ganha também quem está auxiliando as primeiras pedaladas, pois essa pessoa deixa de ser responsável  pelo equilíbrio do outro e passa a incentivar mais e a orientar direções, curvas e por aí vai. Mas ainda que alivie as costas, a atenção precisa ser mais presente e é um processo que exige certa paciência e disposição.

Para não perder o interesse

Às vezes a gente pensa em bike como se fosse roupa: leva uma maior que dura por mais tempo. Esse é um pensamento que deve acontecer com bastante parcimônia, pois economizar adquirindo uma bicicleta maior já prevendo que seu filho ou filha vai crescer pode desestimular o interesse pela bicicleta, por ela ser pesada demais e/ou grande demais.

Também não são as cores, personagens e acessórios que vão ajudar os pequenos a pedalarem melhor, a verdade é que escolher a bicicleta por esses motivos pode ser uma grande roubada. É legal pedalar com o tema do seu personagem preferido, mas mais legal ainda é pedalar com confiança e com uma bike que foi projetada para sua fase da vida e isso vale pra sempre.

Nossa maior dica é: esqueça o presente surpresa, ou o faça como experiência, levando seu filho ou quem quer presentar a uma loja de confiança onde a pessoa possa experimentar modelos, pedalar um pouco, ajustar alturas de selim, guidão etc.

Comprar uma bicicleta é como qualquer veículo, por isso evitamos a todo custo usar a palavra brinquedo nesse texto, pois vai muito além disso. É preciso estar adequado ao uso, tamanho e orçamento, é claro, e para esse último o menos é sempre mais: antes uma bike simples, mas mais eficiente, do que uma bike cheia de ‘frufru’ mas que vai ser deixada de lado tão logo perca o brilho do embrulho.

Mais algumas dicas práticas

Conforto: bancos e manoplas com ergonomia confortáveis são um estímulo

Pés no chão: no começo ter a confiança de alcançar o chão com os pés é importante e, no caso das balance bikes, essencial. Vá subindo o selim com o tempo!

Pegada firme: Guidão e alavancas de freios precisam estar na distância adequada para ser possível manuseá-los com confiança.

Quem ensina e dá dicas

Pelo menos duas organizações parceiras da Aliança Bike têm um trabalho excepcional, são elas o Aromeiazero e a Bike Anjo.

O Aro tem o projeto Rodinha Zero, que, além de ensinar a pedalar, leva para a escola a bicicleta e o debate sobre acesso à cidade, fazendo da bike ferramenta de educação e cidadania. Saiba mais no site www.aromeiazero.org.br.

A Bike Anjo se organiza regionalmente e em várias cidades promove o EBA, Escola Bike Anjo, que geralmente se encontra uma vez por mês em um mesmo local da cidade com bicicletas e voluntários para ensinar pessoas de todas as idades a pedalar. Além disso, e em princípio, a rede de bike anjos ajuda quem já pedala a ganhar confiança nas ruas. Saiba mais em www.bikeanjo.org.

COMPARTILHE:
Aliança Bike

Criada em 2003 e formalizada em 2009, a Aliança Bike tem como missão principal fortalecer a economia da bicicleta, além de trabalhar para que mais pessoas pedalem no Brasil. A entidade atua em diversas frentes de trabalho para atingir os objetivos. Conta com mais de 180 associados entre fabricantes, montadores, importadores, distribuidores e lojistas.

Envie sua mensagem