Vendas e utilização

Mais da metade dos lojistas afirmou haver queda no faturamento e no volume de bicicletas vendidas entre 2022 e 2023

A percepção de que que houve queda no faturamento é de mais da metade dos lojistas. Mais de 40%, entretanto, tiveram a percepção de aumento. E 5% não tinham a loja aberta em 2022.

Vendas de bicicletas (2023)

Venda de bicicletas tem queda de 35% em 2022, em comparação com 2021

Segundo dados exclusivos da Aliança Bike, saturação de mercado e cenário econômico levaram vendas para patamar do período pré-pandemia.

Vendas de bicicletas (2022)

Mesmo com pequeno recuo, vendas de bicicletas no Brasil em 2021 mantêm patamar superior ao período pré-pandemia

Números tiveram queda de 2% em relação aos dados de 2020; levantamento da Aliança Bike ouviu centenas de lojistas de todo país. Clique no botão para mais informações.

Vendas de bicicletas (2021)

Venda de bicicletas registra aumento de 50% no ano de 2020 em comparação a 2019

Bicicletas urbanas e MTB de entrada foram os modelos mais vendidos; levantamento ouviu centenas de lojistas, fabricantes e montadores de todo país. Clique no botão para mais informações.

Vendas de bicicletas (2020)

Estimativa de vendas de bicicletas inteiras no comércio varejista de bicicletas nos últimos anos¹:

2018: 4 a 4,5 milhões de unidades
2019: 4 a 4,5 milhões de unidades
2020: 6 milhões de unidades
2021: 5,8 milhões de unidades
2022: 3,77 milhões de unidades

¹Baseado no monitoramento da Aliança Bike com centenas de lojistas e nos dados de produção, montagem e importação de bicicletas e componentes. A estimativa contempla bicicletas novas e usadas, tanto adulto quanto infantil. O levantamento não inclui bicicletas e triciclos classificados como brinquedos.

Definir qual fonte confiável utilizar para falar sobre o uso de bicicletas no país é um desafio em si. Poucas regiões metropolitanas possuem pesquisas de origem e destino e poucos municípios – dos 5.570 municípios brasileiros – monitoram as viagens realizadas por cada modo de transporte. Os dados abaixo se referem ao SIMOB – um levantamento anual realizado pela Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP) para monitorar as viagens realizadas por cada modo de transporte nas cidades brasileiras. A bicicleta é responsável, em média, por 3% de todas as viagens realizadas diariamente no território nacional.

Conheça os os projetos em andamento da Aliança Bike

Receba nossas novidades por e-mail