Covid-19: restrições para o setor de bicicletas em São Paulo

Por 5 de março de 2021abril 10th, 2021Indústria, Lojistas, Notícias, Sem categoria
COMPARTILHE:

O governo do Estado de São Paulo confirmou na sexta-feira, dia 09/04, o retorno do Estado de SP à fase vermelha. A medida restritiva valerá até 18 de abril. As restrições, proibições e indicações relativas ao Estado de SP estão listadas abaixo e devem ser lidas com atenção.

Atualizado em: 10 de abril de 2021, às 9h

 

Informações gerais:

– Foi anunciado o encerramento da Fase Emergencial no dia 11 de abril e retorno para a Fase Vermelha, do Plano São Paulo, que permanecerá em vigor até o dia 18 de abril (Decreto 65.613, de 9 de abril de 2021).

 

Indústria (fabricação e montagem) de bicicletas, partes e acessórios:

  • Considerando a ausência de vedação ao funcionamento do setor industrial, assim como a ausência de atendimento ao público, entendemos que o funcionamento do setor industrial está permitido em todo o Estado de São Paulo, observados os protocolos gerais de segurança.
  • Recomenda-se que a abertura e a troca de turnos em estabelecimentos comerciais ou prestadores de serviços sejam ajustadas da seguinte forma: entre 5 horas e 7 horas, para o setor industrial (art. 3º, I, Decreto Estadual nº 65.563, de 11 de março de 2021).

 

Comércio de bicicletas e componentes e serviço de mecânica de bicicletas:

– A parte do comércio de bicicletas e acessórios deve ficar fechada. Em hipótese alguma a loja deve estar aberta ao público para compra de bicicletas novas, salvo em casos de retirada e entregas em domicílio (delivery).

– As lojas devem permanecer com controle de acesso de público, preferencialmente com as portas fechadas. O primeiro atendimento ao público deve ser realizado do lado externo, permitindo a entrada apenas da pessoa que está demandando o serviço de reparo ou revisão. Importante manter o distanciamento social em todo o momento, uso de máscaras e higienizar as mãos, os equipamentos e a bicicleta na entrada e na saída.

– A comercialização das peças e componentes relativos ao serviço de mecânica pode acontecer, pois ela é parte do serviço como um todo.

– A Aliança Bike indica que seja colado um cartaz produzido contendo o decreto e o reconhecimento da mecânica de bicicletas como serviço essencial. É uma medida importante para avisar clientes e eventual fiscalização.

O download do cartaz pode ser feito clicando na imagem abaixo:

Decretos Vigentes no Estado:
Decreto nº 65.545, de 03 de março de 2021 (LINK)
Decreto nº 65.563, de 11 de março de 2021 (LINK)
Decreto nº 65.596, de 26 de março de 2021 (LINK)
Decreto nº 65.613, de 09 de abril de 2021 (LINK)

Decretos vigentes no município:
Decreto Municipal 60.131, de 18 de março de 2021 (LINK)