Skip to main content

Cicloturismo, um negócio cheio de oportunidades

13 de agosto de 2024

Viajar de bicicleta é uma atividade das mais divertidas e prazerosas, a maneira mais rápida de se conectar profundamente com territórios, histórias, natureza e, principalmente, consigo mesmo. Além disso, combina vida saudável com um transporte econômico e sustentável. Muita gente já descobriu esta modalidade e em torno dela vem crescendo o número de rotas sinalizadas pelo mundo e pelo Brasil (aqui você encontra uma série de reportagens sobre o assunto).

Ainda em 2019, a Federação Europeia de Ciclismo (ECF) divulgou o relatório “Benefícios do ciclismo: descobrindo o potencial para a Europa”, no qual destacou os 44 bilhões de euros por ano que o cicloturismo movimenta na União Europeia. Outra pesquisa italiana, publicada em 2024 pela Isnart e Legambiente, contabiliza 56,8 milhões de cicloviagens em 2023, que movimentaram 5,5 bilhões de euros só na Itália.

Aqui no Brasil, a atividade começou a se estruturar a partir da criação do Circuito de Cicloturismo do Vale Europeu, em Santa Catarina, em 2006 e os dados referentes à prática estão sendo produzidos pouco a pouco. A Aliança Bike faz parte desse esforço e desde 2023, em parceria com a Sacis/Eco-Counter, Rede Brasileira de Trilhas e Instituto Planett | Observatório do Cicloturismo, estamos realizando contagens de ciclistas no Caminho da Fé (SP), Circuito do Vale Europeu (SC), Floresta Nacional de Brasília (DF), Caminho de Cora Coralina (GO), Rota do Ferro (MG) e Volta das Transições (MG) para criar a série histórica. O Caminho da Fé, por exemplo, registrou este ano um crescimento de 31,2%, foram 4.567 ciclistas em 2024 frente aos 3.480 contabilizados no mesmo período no ano passado.

No mesmo ritmo, surge também um grande potencial de negócios ligados ao cicloturismo, desde os estabelecimentos comerciais, de hospedagem e alimentação ao longo dos roteiros a agências de turismo, empresas de aluguel de bicicleta etc.

Conheça a história de algumas agências de cicloturismo

Bike Tour Vale Europeu

Alexandre dos Santos Gomes, proprietário da Bike Tour Vale Europeu, trabalhou na gestão do Circuito do Vale Europeu logo nos primeiros anos de criação. Ele lembra de um marco decisivo na história do roteiro e de sua vida, que foi um Globo Repórter dedicado à região e no qual o roteiro das bicicletas teve um espaço de 15 minutos no ar. “Isso foi em uma sexta-feira, na segunda chegamos para trabalhar e já tinha mais de 400 emails pedindo informações”, lembra ele.

Era 2016 e ele decidiu abrir a Bike Tour para dar suporte aos clientes. “Comecei a operar com um carrinho pequeno e cinco bicicletas para alugar”, lembra ele, que hoje tem 35 bicicletas convencionais, 15 elétricas, além de uma Tandem para turistas cegos ou de baixa visão. Além disso, oferece transbike e bike trailer. “Meus roteiros são customizados e ofereço desde buscar no aeroporto, organizar o percurso, hospedagem e guias”, explica. Para ele, o mercado segue crescendo, tanto que já vendeu todos os feriados de 2025 e já começou a trabalhar para o Carnaval 2026. Apesar de ter o Vale Europeu no nome, a agência atua em várias regiões do Brasil e também do mundo.

Mais informações
@biketourvaleeuropeu
https://www.biketourvaleeuropeu.com.br/

Muriki Cicloturismo

Acostumado a pedalar e viajar de bicicleta, o publicitário Paulo Mil Homens topou na hora trocar o interior de São Paulo por Santarém, no Pará, para acompanhar sua companheira em uma transferência de trabalho. Ao chegar na nova cidade percebeu logo o potencial da natureza e das mais belas praias de água doce do mundo para o cicloturismo. “Não existia nada desse tipo por aqui. Criei alguns roteiros e comecei a trabalhar. E assim nasceu a Muriki em 2019”, lembra ele, que também oferece e acompanha grupos em outras partes do Brasil, como Vale Europeu, Estrada Real e Caminho da Fé.

Apesar de alguns desafios, Paulo acredita firme no potencial desta região: “é uma terra de oportunidades, também no cicloturismo”. Além de guiar os roteiros, a agência também oferece aluguel de bicicletas em parceria com outra empresa.

Mais informações
@muriki_cicloturismo
https://www.murikicicloturismo.com/

Bike Line Europa

Acácio Paz vive no Caminho de Santiago de Compostela há 25 anos. Foi peregrino, trabalhou como voluntário, é dono de uma hospedaria e em 2016 abriu a Bike Line Europa para atender os caminhantes e, principalmente, os ciclistas. “Até algum tempo atrás, os ciclistas só podiam entrar nos albergues depois da chegada dos caminhantes (e se ainda houvesse disponibilidade). Batalhei muito para mudar essa regra”, conta ele.

Segundo Acácio, o ciclista brasileiro é um personagem novo no Caminho e a frequência começou a aumentar um pouco antes da pandemia e, desde então, o movimento só cresce. A Bike Line oferece todo o suporte para o cicloturista, do traslado do aeroporto ao aluguel da bicicleta, passando pela reserva de albergues e os serviços são customizados para cada cliente. A especialidade da agência, segundo ele, é oferecer segurança e, principalmente, resolver problemas. “Estou aqui há muito tempo e conheço cada canto e todas as pessoas.”

Mais informações
@bikeline_europa
https://bikeline.com.es/

Terrapedal Cicloturismo

Embora tenha sido fundada em 2023, a agência tem mais de 20 anos de experiência na organização de viagens, pois ela surgiu após o novo arranjo societário da Caminhos do Sertão Cicloturismo, que foi fundada em 2004. A agência oferece serviços de planejamento e operação de cicloviagens, englobando a criação dos roteiros (itinerários, duração, atrativos visitados), reserva de serviços (equipe de apoio, condutores, hospedagem, alimentação) e a operação das viagens (traslados, condução, preparação de lanches, manutenção das bicicletas).

Eduardo Green vê um crescimento significativo do setor, especialmente com a criação de diversas rotas sinalizadas e também o surgimento de muitos operadores. “Para o futuro, imagino uma maior profissionalização do cicloturismo, com a  padronização e controle de qualidade das empresas atuantes. Antevejo uma especialização entre as mesmas, tanto no nível dos serviços oferecidos, tendo empresas mais focadas em custo-benefício e outras em experiências mais refinadas, como nas modalidades oferecidas: estradão/gravel (que é a quase totalidade do cicloturismo praticado hoje), bicicleta de estrada, trilhas de MTB, roteiros exclusivos de e-bike, roteiros familiares”.

Mais informações
@terrapedal.cicloturismo
https://terrapedal.com.br/

Elo Bike & Trips

A operadora, que atua no sul da Bahia, nasceu a partir da percepção de Juliano Mendonça, que vive ali há mais de 11 anos, que naquele território existe uma história bacana para ser contada sobre o cacau e o chocolate e que envolve inovação, memória, história e produção com sustentabilidade. “Enxerguei a oportunidade de contar essa história, além de gerar e distribuir renda de uma forma mais ampla, para além do turismo que já estava consolidado por aqui”, conta ele, que desenhou o primeiro roteiro em 2019.

“Mas não deu certo. A primeira viagem eu organizei pensando no meu gosto, na minha experiência com a bicicleta. Mas o meu público é bem diferente. Fui aprendendo a entender e fazendo os ajustes ao longo da jornada.” Atualmente, a Elo oferece dois roteiros com bicicleta: a Rota do Cacau e a Península de Maraú, ambas com mais de uma semana de duração. Além de seis opções de roteiros com um dia de duração e sem a bicicleta.

Mais informações
@elobiketrips
https://elobiketrips.com.br/

Clube Santuu Travel

A agência recém lançada é uma extensão da plataforma que já oferece uma série de serviços ao ciclista. “Temos mais de cem mil ciclistas cadastrados, os sócios da empresa costumam viajar de bicicleta, então foi um processo natural oferecer mais este serviço”, explica Rodrigo Del Claro, um dos sócios da Santuu. Para este primeiro ano, há a oferta de três roteiros: Eslovênia (a terra do campeão Tadej Pogačar), Itália, Argentina e Colômbia. “Todos os roteiros são customizados de acordo com as necessidades do cliente e podem ser all inclusive. Nessa categoria, o turista ao sair do Brasil não precisa mais por a mão no bolso nem para o cafezinho”. Para o ano que vem, Rodrigo promete mais roteiros com destino na América Latina e Europa. A ideia, segundo ele, também é oferecer roteiros de MTB no Brasil e no mundo.

Mais informações
@clubesantuu
https://clubesantuu.com.br/travel/

Ybytu – viaje de bicicleta

A agência começou a ser criada em 2014, porém já nasceu com a bagagem de mais de 20 anos de experiência dos sócios da Pure Brasil. Após um ano de planejamento e busca de parcerias, começaram a operar viagens de bicicleta para a Europa, porém a alta do dólar em 2016 fez a equipe ajustar os planos e passar a operar destinos nacionais em Minas, Goiás e Bahia. Com a pandemia, criaram  mais uma opção com as viagens de fim de semana pelo Circuito das Frutas, na região de Itupeva, interior de São Paulo.

Nos últimos anos, segundo Murilo Tebet, sócio da Ybytu ao lado de Douglas Simões, o interesse pela Europa voltou a crescer e hoje eles operam destinos como Caminho de Santiago, Lagos Franceses e uma viagem que combina barcos e bicicletas pela Holanda e Bélgica. “O mercado amadureceu bastante, tanto que hoje as dúvidas dos clientes são bem diferentes do começo da operação, quando as pessoas não tinham a menor ideia do que se tratava uma viagem de bicicleta.”

Mais informações
@viajeybytu
https://ybytu.tur.br/

Bikers Rio Pardo

A empresa está no mercado desde 2009 e oferece uma série de serviços ligados ao cicloturismo. A começar pelas viagens com destinos como o Caminho da Fé, da Mantiqueira, das Almas, pela Serra da Canastra, entre vários outros. A Bikers Rio Pardo também atua em eventos corporativos, desenvolvendo roteiros de acordo a necessidade e o perfil da empresa e na organização de eventos esportivos.

Outra atividade da agência é a consultoria para criação de produtos cicloturísticos, da concepção à execução, passando também pelo planejamento da sinalização. A equipe é formada por ciclistas experientes, treinados, capacitados e segue as normas e a legislação para oferecer conforto e segurança aos ciclistas

Mais informações
@bikersriopardo
https://www.bikersriopardo.com.br/

COMPARTILHE:

Receba nossas novidades por e-mail

Adriana Marmo

Sou jornalista, formada em Comunicação Social com habilitação em jornalismo na PUC de Campinas, conclusão em 1989. Há oito anos troquei o carro pela bicicleta como meio de transporte e, desde então, sou ativista da causa e me especializei em mobilidade urbana

Entre na conversa 2 Comentários

  • Boa tarde

    Sou proprietária de uma agência de turismo em Macapá organiso pedais e alugo bicicletas. Quero saber como posso conseguir clientes para comprarem meu produto se vcs podem divulgar o meu trabalho e por quanto vcs fariam a publicidade.

    Agência de Turismo Japiim & IM.CONSULTORIA
    Izabela Madureira
    96 999044244

  • Rodrigo Augusto dos Santos disse:

    Exemplos excelentes para todos municipais aprimorar nas cidades que não tem como Porto Feliz

Envie sua mensagem