Skip to main content

Nino Schurter vence Cape Epic pela 3ª vez

Quatro duplas brasileiras sobem ao pódio da prova de maratona mais famosa do MTB

24 de março de 2025

O suíço Nino Schurter venceu pela terceira vez a Cape Epic, mais prestigiada maratona de MTB do mundo. Formando dupla com o compatriota Filipo Colombo no time SCOTT-SRAM MTB Racing, o ciclista decacampeão mundial de 38 anos desafiou mais uma vez o tempo.

Nino, que já tinha vencido uma prova de XCO na Itália este ano, embarca agora para o Brasil onde vai disputar as duas primeiras etapas da WHOOP UCI Mountain Bike World Cup em Araxá nos finais de semana de 5 e 12/4, respectivamente. Ele é o maior vencedor absoluto de etapas da Copa do Mundo, com 37 vitórias.

A disputa deste ano foi sob forte calor, o que tornou os sete dias de competição ainda mais desafiadores, o que impactou em mudanças no percurso original. Na última etapa, ainda com a briga pelo título aberta, foi a chuva que encurtou a etapa, “facilitando” o caminho dos suíços.

LANGVAD E VILLAFAÑE BRILHAM

cape epic nino mtb

Langvad e Villafañe dominaram a prova feminina (Foto Divulgação)

Se o GOAT brilhou entre os homens com um tri, no feminino a disputa elegeu uma HEXAcampeã: Annika Langvad. A dinamarquesa de 41 anos, que voltou ao MTB profissional este ano, correu em dupla com a argentina Sofia Gómez Villafañe no time Toyota Specialized. Essa foi a segunda conquista de Villafañe na prova sul-africana. As duas venceram com autoridade e mais de 22min de vantagem sobre a dupla formada Vera Looser e Alexis Skarda.

BRASILEIROS NO PÓDIO

O Brasil marcou presença na Cape Epic com 40 ciclistas e oito deles subiram ao pódio depois dos sete dias de competição. Na categoria duplas mistas, Gabi Ferolla e o pai, Pedro Ferolla completaram a prova na 4ª colocação.

“Super feliz com a oportunidade de competir o Cape Epic! Experiência incrível, que nos leva a ser pessoas melhores na vida. Cada dia de prova trouxe um desafio diferente e assim nos ensinando que sempre existe uma forma de superar as adversidades!”, disse a jovem ciclista em suas redes sociais.

MASTERS NO COMANDO

cape epic mtb

Brasileiras levaram o verde-amarelo ao pódio (foto Instagram)

Os outros três pódios brasileiros foram na categoria Master. No feminino, a dupla formada por Tati Furlan e Kellyn Cumin venceu duas etapas (incluindo o Prólogo) e chegou a liderar a competição nos primeiros dias. Sofreram muito com o calor que bateu a casa dos 50º. Mesmo assim, resistiram e terminaram em 3º.

Entre os homens, duas duplas brasileiras entre as cinco melhores. O experiente treinador Hugo Prado Neto e João Paulo Firmino fecharam a Cape Epic em 4º, enquanto Thiago Machado e Henrique Pires chegaram logo atrás, na quinta colocação.

Os resultados completos estão no site da prova.

CLASSIFICAÇÃO GERAL – ELITE MASCULINA

  1. SCOTT-SRAM MTB Racing – Nino Schurter and Filippo Colombo – 23:12:39
  2. Wilier-Vittoria – Luca Braidot and Simone Avondetto – 23:14:10 (+1:31)
  3. Imbuko ChemChamp A – Marco Joubert and Tristan Nortje – 23:25:37 (+12:58)
  4. Klimatiza Orbea – Samuele Porro and Marc Stutzmann – 23:35:52 (+23:13)
  5. ORBEA Leatt Speed Company – Lukas Baum and Georg Egger – 23:54:34 (+41:55)

CLASSIFICAÇÃO GERAL – ELITE FEMININA

  1. Toyota | Specialized – Annika Langvad & Sofia Gómez Villafañe – 28:47:07
  2. Efficient Infiniti SCB SRAM – Vera Looser & Alexis Skarda – 29:09:37 (+22:30)
  3. TitanRacing SE Honeycomb – Bianca Haw & Hayley Preen – 29:26:09 (+39:02)
  4. Cannondale ISB Sport – Monica Calderón & Tessa Kortekaas – 29:28:49 (+41:42)
  5. Torpado Kenda FSA WMN – Katazina Sosna-Pinele & Claudia Peretti – 29:49:29 (+1:02:22)

Receba as notícias do mundo da bicicleta em primeira mão! Assine o Bicicleta News. É grátis. É no seu celular.

COMPARTILHE:

Receba nossas novidades por e-mail

Envie sua mensagem