Skip to main content

Brasileiros brilham na abertura da Copa do Mundo de MTB em Araxá

Estrelas dominam, mas resultado histórico na Elite Masculina empolga o público no início da temporada

7 de abril de 2025

Em um fim de semana de ótimas histórias, três fatos marcaram a 1a Etapa da Whoop UCI Mountain Bike World Series 2025 em Araxá/MG. Em sua última disputa do programa neste domingo, o XCO Elite Masculino, a competição viu a vitória do francês Victor Koretzky em um pódio dominado pela Specialized Factory Team. O norte-americano Chris Blevins foi o segundo e o chileno Martin Vidaurre, em terceiro.

Os brasileiros também fizeram história com um inédito resultado coletivo do trio Gustavo Xavier, Alex Malacarne e Ulan Galinsky. Um desempenho que vai muito além das ótimas colocações (10o, 11o e 12o) mas, principalmente, pela postura durante a prova, onde eles andaram sempre entre os melhores.

Para finalizar, o público presente pode desfrutar de mais uma exibição memorável do GOAT Nino Schurter, que fez uma prova de recuperação para chegar entre os 5 primeiros. De quebra, Schurter pode exercer seu papel de “chefe do pelotão” para subir ao pódio em protesto às mudanças do regulamento para este ano.

Nino invade o pódio

O pódio mais inesperado do dia (Instagram)

A grande polêmica dos últimos dias girava em torno da redução para apenas três ciclistas na cerimônia de premiação. Decisão que o suíço e seu compatriota Lars Forster frustram ao saltar no palco. Ainda não se tem noção clara das consequências deste gesto. Porém, o mais provável é que os dois sejam punidos e a regra mantida.

Emoldurando toda essa catarse na pista do Grande Hotel, um público brasileiro que mais uma vez demonstrou a energia única deste circuito. Consagrado no Brasil e cada vez mais reconhecido internacionalmente, Araxá colhe os frutos de anos de dedicação ao MTB e agora já se molda para a 2a etapa da Copa do Mundo, que vai acontecer na mesma estrutura do Grande Hotel, contudo, com ajustes na pista.

Blevins e Koretzky: parceria recompensada

Koretzky agradece Blevins pela parceria no XCC ©️WHOOP UCI Mountain Bike World Series

Após dominar o XCC no sábado, a dupla da Specialized Factory Racing novamente deixou os concorrentes ainda na primeira volta, monopolizando a disputa entre os dois. Se no sábado os dois quase trombaram na volta final, no XCO a parceria foi muito mais sintonizada. Os dois revezaram por mais de uma hora de disputa, quando Koretzky atacou para cruzar a linha sozinho. Com isso, eles invertaram a classificação do dia anterior, quando Blevins celebrou a vitória.

Um pelotão se formou na perseguição e os outros dois ciclistas da equipe Specialized tinham a missão de atrapalhar a coordenação do grupo. E conseguiram. A diferença subiu a cada volta e, para completar, o chileno Martin Vidaurre, antecipou o sprint final para completar a varrida da equipe em Araxá. Barba, cabelo e bigode. Festa dos barulhentos chilenos que se destacaram na torcida deste ano.

“Acho que nós fomos companheiros de equipe o tempo todo; o objetivo era estar juntos até o último momento. Sozinho seria difícil fazer isso, mas com meu companheiro de equipe foi como um dia difícil de treinamento. É muito legal compartilhar isso com a equipe”, disse Victor Koretzky ao final.

As vitórias de Samara Maxwell

Samara Maxwell entrega sua surpresa na comemoração ©️WHOOP UCI Mountain Bike World Series

A prova Elite Feminina viu concretizar um final de semana de redenção para a neozelandesa Samara Maxwell (Decathlon Ford Racing Team). Ela que emocionou o público ao descrever o segundo lugar no XCC de sábado como um “sonho que se tornou realidade”, deu um passo a mais no domingo conquistando o XCO em uma prova caótica, com as bikers se revezando nas primeiras posições.

A sueca Jenny Rissveds (Canyon CLLCTV) teve um início arrasador e parecia ser capaz de dominar a prova de ponta a ponta mas ela perdeu o ritmo e abriu espaço para uma oportunidade única, que Maxwell não desperdiçou.

“Eu realmente não consigo acreditar, Jenny [ Rissveds ] estava tão forte no começo e eu estava no limite o tempo todo. Nas descidas, tenho trabalhado muito duro tecnicamente durante o verão nas minhas habilidades. Então era só uma questão de chegar à frente e eu simplesmente consegui”, explicou a campeã em Araxá.

Campeã mundial, Evie Richards (Trek) venceu no XCC ©️WHOOP UCI Mountain Bike World Series

Completaram o pódio a suíça Nicole Koller e pela norte-americana Savilia Blunk. Evie Richards (Trek Factory Racing), campeã do XCC, foi a 11a.

Raíza Goulão foi a melhor brasileira na 26a colocação.

Holmgren faz o double

Holmgren segue dominando na sub-23 ©️WHOOP UCI Mountain Bike World Series

Na Sub-23 Feminina, a canadense Isabella Holmgren comprovou sua autoridade de campeã mundial e ficou com o primeiro lugar. Ela foi a única a vencer tanto o XCC quanto o XCO nesta primeira etapa. Em seguida, chegaram sua compatriota Ella Macphee e pela italiana Valentina Corvi.

No masculino, o suíço Finn Treudler foi o campeão, seguido por dois dinamarqueses: Heby Pedersen e Nikolaj Hougs.

Assim como no XCC (Short Track), duas brasileiras ficaram no top-20: Giuliana Morgen conquistou a 11ª posição, enquanto Luiza Cocuzzi foi a 17ª. Outras duas atletas do país estavam na disputa: Gabriela Ferolla fechou em 27ª e Carolina Ferreira ficou com a 29ª colocação.

O melhor brasileiro na Sub-23 Masculina foi Guilherme Galvão, com a 27ª posição. Na sequência entre os donos da casa vieram Eiki Leôncio (30°), Gustavo Roma (32°) e Vinicius Howe (35°). Rafael Beghelli não terminou a prova.

Programação Etapa 2

A rodada dupla da Copa do Mundo de MTB em Araxá será completada a partir da próxima quarta (09/04), quando começam os treinos livres. Na sexta (11/04) acontecem as provas de XCC (Short Track) e no sábado (12/04) as de XCO.

As disputas terão transmissão pela Rede Minas (que pode ser assistida com sinal aberto pelo app Minas Play) e pela Bandsports.

COMPARTILHE:

Receba nossas novidades por e-mail

Envie sua mensagem