Os nossos associados representam as várias partes da cadeia produtiva de bicicletas no Brasil. São fabricantes, distribuidores, importadores e lojistas que têm na Aliança Bike o suporte e parceria necessários para o desenvolvimento de seu negócio, bem como a promoção do setor e do uso sustentável da bicicleta. A Aliança conta, ainda, com outras entidades sociais associadas, bem como empresas de mídia do setor e organizadoras de eventos de ciclismo e mountain bike.
Faça parte da Aliança Bike
Os associados participam ativamente de todos os Grupos de Trabalho mantidos pela Associação, assim como de todos os eventos e debates promovidos pela Aliança e são os primeiros a receber nossos livros, publicações e estudos
A Alianca Bike tem um escritório de advocacia atuando sobre denúncias e casos de contrabando e descaminho relatados pelos associados, que podem contar com este apoio jurídico.
O associado pode participar de reuniões com o poder público por meio de uma frente de atuação política mantida pela associação em nível municipal, estadual e federal. Em Brasília, mantemos diálogo com deputados, senadores e pessoas estratégicas em Ministérios
Temas e ações principais do Dia-a-dia da Aliança Bike
- Produção de pesquisas, estudos e dados sobre uso de bicicletas no Brasil.
- Estudos, pesquisas, informações e estatísticas sobre a cadeia produtiva e sobre as diversas áreas da economia da bicicleta.
- Coordenação de Grupos de Trabalho, tais como: Bicicletas Elétricas, LETEC, Segurança Pública, Cicloturismo, Ciclologística, Políticas Tributárias, Esporte e Lazer, entre outros.
- Corpo jurídico para propor ações judiciais coletivas em defesa do setor de bicicletas.
- Combate ao contrabando e descaminho de bicicletas e componentes.
- Apoio direto a lojistas.
- Incidência política junto ao governo federal e também junto aos governos estaduais, visando ampliar o acesso dos brasileiros a bicicletas e componentes e melhorar as condições do mercado de bicicletas.
- Produção de livros e publicações sobre uso de bicicleta no Brasil.
- Ações de incentivo e apoio à mobilidade ativa.
- Projetos de incentivo ao mountain bike e ao ciclismo de estrada.
- Participação em comitês de certificação e normalização (nacional e internacional).