Trilhas do Parque Estadual da Pedra Branca no Rio de Janeiro começam a ser oficializas e integrar Plano de Manejo
Um dos maiores parques urbanos do mundo, o PEPB é um dos preferidos dos ciclistas no Rio de Janeiro
Algumas das trilhas do Parque Estadual da Pedra Branca foram oficializadas como parte do Plano de Manejo e do Circuito de Ciclismo de Montanhas do Estado. Uma decisão que visa promover a conservação do meio ambiente e que também vai ajudar na melhoria da infraestrutura e da segurança dos trechos dentro do parque. As trilhas estão oficialmente inseridas dentro de uma unidade de conservação, mas ainda há mais trechos a serem oficializados.
“Essa demanda [de oficialização das trilhas] já existia desde 2019. Pelo fato das trilhas passarem dentro de algumas comunidades quilombolas e em algumas áreas de caminhada, alguns conflitos se davam entre os ciclistas e pedestres. Pensamos então, em um circuito que pudesse ser interessante a todos os visitantes e a toda a comunidade também”, explica Bárbara Santos, Coordenadora do Programa Vem Pedalar.
Além da oficialização das trilhas em uma área de conservação, o fato delas estarem inseridas no Plano de Manejo também é uma boa notícia. A ideia é que os espaços que façam parte do Plano sejam constantemente monitorados em relação às medidas de proteção ambiental e manutenção da biodiversidade. O projeto do plano de manejo foi elaborado pelo Projeto de Proteção à Mata Atlântica – PPMA.
Um dos maiores parques urbanos do mundo, o Parque Estadual da Pedra Branca possui cerca de 12 mil hectares e oferece diversos trechos de pedalada e caminhada a seus visitantes. Alguns deles, porém, ainda não foram oficializados: “Ainda temos o que expandir, dado o tamanho do parque, suas trilhas e o interesse dos ciclistas, mas agora é um momento de implementação e de amadurecimento das trilhas e dos trechos já oficializados. Tanto os usuários, como a gestão precisam amadurecer o entendimento sobre a trilha e seu potencial de crescimento para que depois possamos oficializar outros trechos”, complementou Santos.
Do ponto de vista ecológico, a resolução também é uma excelente notícia, pois ressalta o compromisso com a conservação ambiental e coloca as trilhas e seus usuários como agentes capazes de contribuir para esse esforço conservacional.
Quem pedalou por lá na última semana foi o prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes.
Ver essa foto no Instagram
Boa tarde , tudo bem ?
Reparei que na reportagem “Trilhas do Parque Estadual da Pedra Branca no Rio de Janeiro começam a ser oficializas e integrar Plano de Manejo” de
19 de outubro de 2023, a foto da bike na cachoeira foi eu quem tirou a foto em janeiro de 2021.
Poderiam pelo menos colocar os créditos na foto.
Instagram: @bnietmann
Atenciosamente ,
Bernardo Nietmann
Meu caro, em nome da equipe de comunicação pedimos desculpas e já incluímos o crédito na imagem.