Seis museus brasileiros que contam a história da bicicleta
Peças raras e especiais estão em exposição em acervos de encher os olhos e coração de qualquer ciclista
Vem de longe a ideia do homem andar sobre um veículo de duas rodas, até que Leonardo da Vinci teria desenhado um protótipo do que viria a se tornar a bicicleta que conhecemos hoje, que ganhou pedais e pneus de ar comprimido no século 19. Pois essa jovem senhora, que segue se atualizando tecnologicamente, merece ser conhecida por suas várias etapas evolutivas, e é nos museus que podemos ver e entender melhor sua história.
Há poucas semanas, a cidade de São Paulo ganhou o seu próprio museu da bicicleta, mas outros cinco acervos espalhados pelo país também contam a trajetória dessa incrível tecnologia chamada bicicleta. Conheça a seguir um pouco mais dessas coleções e, quem sabe, elas não entram no roteiro da sua próxima viagem.
Memorial da Bicicleta – Joinville (SC)
Construído em 1947 como armazém de cargas da antiga Estação de Trem de Joinville, o prédio abriga hoje a Estação da Memória, onde está localizado o Memorial da Bicicleta. Lá se encontram 59 bicicletas de várias épocas, 21 delas cedidas para exposição pelos colecionadores Dilson e Dirceu Trapp e uma do cicloviajante Antônio Olinto Ferreira, que usou a bike para percorrer o mundo entre 1993 e 1996. As demais pertencem à prefeitura municipal. Réplicas de um celefifero e de um biciclo, que antecederam o pedal, se juntam aos curiosos modelos de uso militar e à americana Schwinn Manta Ray e outras de países como Alemanha, Suécia e Índia. Completam o acervo peças e ferramentas originais, acessórios, banners e fotografias que levam o visitante a uma viagem pelo tempo.
- Endereço: Rua Leite Ribeiro s/n – Anita Garibaldi – Joinville – SC
- Visitação: terça a domingo, das 10h às 16h
- Entrada Franca
Museu Rodas do Tempo – Pirenópolis (GO)
Na cidade natal da atleta Raiza Goulão, nossa maior representante feminina no mountain bike, a bicicleta também tem destaque no Museu Rodas do Tempo, localizado em uma das saídas para as cachoeiras. Ao lado de pavilhões onde estão motocicletas, motonetas e microcarros, um acervo com 63 bikes antigas e outras 17 motorizadas enchem os olhos dos ciclistas. Nos destaques, quatro bicicletas do século 19 e um conjunto de bikes femininas do começo do século 20. O museu, que completa 13 anos em outubro, é de propriedade de Augusto Cesar Bittencourt Pires, professor da Universidade de Brasília (UnB – há 160 quilômetros de Pirenópolis), que escolheu a cidade goiana para realizar o sonho de juntar e expor os veículos de duas rodas que vinha resgatando e restaurando há mais de 30 anos.
- Endereço: Av. Prefeito Luiz Gonzaga Jayme 172 – Alto do Bonfim – Pirenópolis – GO
- Visitação: finais de semana e feriados, das 9h às 17h (para visitas durante a semana o agendamento pode ser feito pelo e-mail contato@rodasdotempo.com.br ou pelo tel. (62) 3331-2487)
- Ingresso: R$ 25,00
Museu José Felix – Tocantins (MG)
Na pequena Tocantins, cidade mineira perto de Ubá, a bicicleta ganha ares de nostalgia com o Museu José Félix, com 150 peças que datam de 1867 a 1969. É lá que está a inglesa Raleigh da década de 1940, que pertenceu a José Gonçalves de Oliveira, o José Félix, e que incentivou o neto, Flávio, e o bisneto, André, a montarem o acervo em exposição desde 2020. A homenagem ao patriarca da família vem acompanhada da intenção dos fundadores do museu de despertar o interesse cultural local e levar o município ao conhecimento do Brasil e do mundo. Em meio às raridades, vale destacar ainda as mais antigas da coleção, uma Boneshaker de 1867, uma Penny Farthing de 1881 e uma bicicleta de segurança de 1895. Também estão expostas peças e ferramentas originais de várias épocas, além de fotografias e vestuários antigos.
- Endereço: Rua Alferes Joaquim da Rocha 838 – Patrimônio – Tocantins – MG
- Visitação: qualquer dia mediante agendamento via whatsapp (32) 99118-6110 ou pelas redes sociais @museujosefelix
- Entrada franca
Museu da Bicicleta da Pousada Alto Arroio Alegre – Santa Clara do Sul (RS)
Na zona rural de Santa Clara do Sul, a 150 km de Porto Alegre, existe uma Confraria da Bicicleta. Além de ponto de apoio com a oferta de água gelada e sombra, os ciclistas que passam pela porta também podem visitar o acervo de pouco mais de 40 bicicletas históricas de Vianei Augusto Wille. A coleção começou a ser montada há mais de 20 anos, quando Vianei restaurou a primeira bicicleta. A busca e pesquisa por peças originais acabavam trazendo outros modelos ainda mais raros, como a alemã Durkoop anos 20 com aro de madeira. “Além disso, sabendo que eu gosto e cuido da antiguidade, muitas pessoas acabam trazendo raridades. Quando me dei conta já tinha um acervo”, diz ele, destacando as alemãs Opel 1904, Adler 1951 e a Durkopp feminina 1938, que vem com uma rede na roda traseira para impedir que a saia enrosque no aro. O museu foi inaugurado há pouco mais de três anos, quando ele e a família se mudaram para a propriedade rural, e faz parte da Pousada Alto Arroio Alegre.
- Endereço: Estrada Geral Alto Arroio Alegre, Santa Clara do Sul
- Visitação: mediante agendamento pelo telefone (51) 9709-5232
- Entrada franca
Flaus Bicycle – Sarandi (PR)
Marcos Flausino Dias, empresário do setor de autopeças, é apaixonado por antiguidades desde garoto, mas sua coleção de bicicletas, que hoje conta com mais de 600 modelos, começou a se formar quando a filha pediu uma bike antiga de presente. “Quando fui restaurar, descobri que havia pouca oferta de peças originais. Parei a linha de produção da minha empresa e passei a produzir algumas delas”, lembra ele. “Nessa busca, as bicicletas iam aparecendo e não parei mais. A maior parte do acervo é original, mas também já fizemos algumas réplicas.” Os destaques são as réplicas das Draisianas e a Penny-farthing do final do século 19. “Mas há modelos de todas as décadas e nacionalidades.”
Todo o seu acervo está organizado em um pavilhão de mil metros quadrados, mas que ainda não está aberto a visitação. A ideia de Flausino é inaugurar o museu no próximo ano para visitas aos finais de semana.
- Endereço: Rua Robson Rufino Muniz – Parque Industrial Sarandi
- Visitação: mediante agendamento pelas redes sociais @flausbicycle
- Entrada franca
Garagem 55 – São Paulo (SP)
O primeiro Museu de Bicicletas de São Paulo foi inaugurado em julho no tradicional bairro da Mooca, na capital paulista. O acervo em exposição conta com mais de 100 bicicletas. Há modelos bem curiosos, como a de 1906 que foi adaptada para ser utilizada por bombeiros, e também aqueles objetos de desejo “mais recentes”, como as Caloi 10 e Caloi Cross, dos anos 70 e 80. A beleza de raridades de outras décadas, como anos 1950 e 1960, também encantam os visitantes. Além das bikes, o museu também oferece uma coleção de motos e carros antigos.
- Endereço: Rua Borges de Figueiredo, 1098
- Visitação: Quinta-feira: 18h às 23h,
Sexta-feira: 18h às 01h - Sábado: 12h às 01h
- Domingo: 10h às 18h
- Contato: https://garagem55mooca.com.br/
- Ingresso: R$ 15,00
Boa Tarde, parabens pela Reportagem, temos tambem o Museu Vrtual de Bicicetas, aonde Cataloguei algumas de nosso Acervo, Atualemnte contamos com 350 Bicicletas na Coleção
segue o lin do instagrm: https://www.instagram.com/museubicicleta/
Prof Paulo Ramos MRPAUL
47 9 9994 2000 WhatsApp
Boa Tarde, parabens pela Reportagem, temos tambem o Museu Vrtual de Bicicletas, aonde Cataloguei algumas de nosso Acervo, Atualmente contamos com 250 Bicicletas na Coleção
Segue o link do instagrm: https://www.instagram.com/museubicicleta/
Prof Paulo Ramos MRPAUL
47 9 9994 2000 WhatsApp
**** Ignorar o primeiro comnetário, se puderem publiqem o Corrigido – Obrigado
Excelente trabalho.
Sou também colecionar de bicicletas e de fato conheço estes Museus.
Na visita que fiz, no ano passado em Tocantins, comentamos, com o André, da importância de um “Catálogo” dos colecionadores no Brasil.
Agora deparamos com está beleza de Coleção.
Att Paulo Lima.
Boa tarde
Também tenho bicicleta antigas
Ótima matéria muito bom descobrir que existem estes museus Brasil a fora, que poucos brasileiros tem esse conhecimento de tais locais… Parabéns pela matéria…Um show… Sensacional…