Ciclologística: entregas de bicicleta e triciclo no Bom Retiro

Baixe o relatórioBaixe a apresentação

Para se compreender a participação da Ciclologística na Economia da Bicicleta e no bairro do Bom Retiro, a Aliança Bike e o Labmob aplicaram este estudo de caso com o objetivo de se realizar a contagem de estabelecimentos comerciais (atacadistas e varejistas) com entregas feitas por bicicleta dentro de um escopo territorial (distrito do Bom Retiro), caracterizado pelo perfil de subcentro – ou seja, onde haja expressiva concentração de serviços e comércios​.

O estudo de caso do Bom Retiro denota a importância da participação da bicicleta para fins econômicos em um contexto onde a utilização de motocicletas, automóveis e até caminhões poderia aparecer como predominante ou como únicas opções. Portanto, dimensionar a Ciclogística, ou seja, as entregas realizadas através de bicicletas e triciclos, a partir de uma determinada abordagem territorial, pode conferir a oportunidade não apenas de se mapear a utilização da bicicleta para estes fins, mas também a chance de se estimar o quanto este cenário poderia estar afinado com a realidade de outros locais do gênero e, ainda, o potencial desta atividade – seja econômico, social e também para a vitalidade econômica de toda a cidade.

Desta maneira, a aplicação deste estudo apresenta uma abordagem mais quantitativa, levando em conta o método de Entrevista estruturada em todos os estabelecimentos comerciais do distrito do Bom Retiro. A partir da metodologia já desenvolvida pela ONG Transporte Ativo, em 2011, ampliamos e aprofundamos o questionário sobre entregas feitas de bicicleta e triciclo, contemplando novos objetivos específicos.

  • Contabilizar número de estabelecimentos por tipo
  • Contabilizar número de veículos por estabelecimento
  • Contabilizar número de ciclistas-trabalhadores por estabelecimento
  • Contabilizar número de entregas por dia
  • Contabilizar número de bicicleta por estabelecimento
  • Categorizar os tipos de bicicletas utilizadas
  • Identificar o alcance destas entregas no Bairro – e fora dele
  • As razões por que os estabelecimentos optaram por este veículo
  • Os recursos envolvidos nesta atividade econômica

As entrevistas foram realizadas por três pesquisadoras, que dividiram o território do distrito em três partes. A pesquisa foi realizada entre os dias 30 de Outubro e 01 de Dezembro de 2017. Ao todo foram visitados todos os 1701 estabelecimentos de comércio varejista e atacadista do distrito. Desse total, 698, ou 41,03%, realizam entregas. De todos os estabelecimentos que realizam entregas (698) no Bom Retiro, 114 – ou 16,3% – realizam entregas de bicicleta e/ou triciclo.

COMPARTILHE:

Receba nossas novidades por e-mail