Skip to main content

Skape: “Nada supera o prazer de pedalar”

Da dobrável à cargueira, passando pela nova aposta no modelo de Gravel. Os planos da Skape para a mobilidade elétrica

O novo episódio do Aliança Bike Podcast traz uma conversa com Jarbas Braga Neto e Antônio Mello e Souza, fundadores da Skape, nossa associada. Petrópolis e Rio de Janeiro se uniram na dupla improvável no mundo da mobilidade elétrica. Jarbas, o ex-piloto de kart hipercriativo que correu com Rubens Barrichello, e Antônio, engenheiro metódico ex-atleta de endurance. Ambos unidos pela crença de que “mobilidade é liberdade”.

Ouça o Aliança Bike Podcast no Spotify

Tudo começou em 2015 com um “não” aos patinetes elétricos – Antônio recusou por não ver solução real e falta de tempo. Meses depois, na estação de trem de Xangai, Jarbas e o engenheiro chinês Zhu Lei (Lane) criaram o protótipo Mini: uma bike dobrável elétrica leve, com “bateria no canote, ninguém diz que é elétrica” e motor no cubo.

De 2017 a 2022, a EPPower importou e vendeu os modelos, fidelizando clientes com qualidade e assistência. Mas em 2023 veio o ponto de virada: Antônio propôs “reconstruir do zero”.

As dobráveis marcaram a porta de entrada da Skape no mercado

Investimento e aposta no brasileiro

A Dragonfly Inteligência incubou o projeto, nascendo HD, S2 e a S2+, projetadas no Brasil com sensor de torque para pedal natural (“Less Motor, More You”), ergonomia urbana testada em padrões MTB (ISO 4210). Melhorou a dirigibilidade e a robustez para o dia a dia. “Uma e-bike é como um pé de pato para o nadador: você não deixa de fazer esforço, mas vai mais rápido e mais longe”, explica Jarbas.

Faltava a alma do consumidor brasileiro, o jeito do consumidor brasileiro, o que ele gostava, o que ele fazia. A gente percebeu que faltavam algumas coisas, né? E aí a gente começou a aprofundar no conceito da bicicleta ser uma extensão da pessoa, do ciclista.

Os sócios se orgulham do modelo de negócio – esmiuçado no podcast – e na comunidade criada em torno da marca. Como eles dizem, os “Skapers”, que acabam sendo os principais disseminadores do produto.

O papo foi conduzido pelo nosso diretor-executivo Luiz Saldanha e, de forma inédita para nós, foi gravado em um estúdio no Rio de Janeiro. O resultado é um papo mais intimista e agradável entre eles e quem assiste.

Confira o Episódio #72: Skape

 

COMPARTILHE:

Receba nossas novidades por e-mail

Envie sua mensagem