Motorista, cuidado com o Remco!
O recente incidente envolvendo o belga Remco Evenepoel é tão comum que já tem até um nome universal: Dooring. E não se trata de um acidente, mas de algo que pode ser facilmente evitado com medidas simples.
Dooring é quando o ocupante de um veículo estacionado abre a porta sem atenção, surpreendendo um ciclista que passa ao lado. Esse tipo de choque é frequente em áreas urbanas e pode até ser fatal. Se você pedala, certamente já vivenciou (ou quase) uma situação assim. Na Bélgica, há pelo menos 300 ocorrências por ano, sem contar os casos que não são registrados.
No caso de Evenepoel, o incidente aconteceu enquanto ele pedalava em Oetingen, a cerca de 30 km de Bruxelas. A colisão teve consequências graves: múltiplas fraturas, ruptura de ligamentos, luxação da clavícula e contusões nos pulmões. Além disso, a bicicleta partiu ao meio.
CAMPANHA EDUCATIVA
lA BPost, empresa responsável pelo serviço de correio belga, proprietária do veículo, agiu rapidamente com uma campanha educativa para tentar amenizar a situação. Primeiramente, todos os veículos da sua frota agora exibem uma foto de Evenepoel na lateral da porta, junto ao slogan “Remco Reflex”, uma releitura do famoso método holandês “Dutch Reach”.
A BPost também garante que seus motoristas já foram treinados para adotar esse método, que consiste em abrir a porta usando a mão oposta, induzindo o motorista a olhar por cima do ombro antes de abrir a porta do veículo. Tem uma coleção de vídeos bem legais sobre Dutch Reach aqui.
Frota da BPost terá avisos aos motoristas
A legislação brasileira de trânsito é clara ao exigir que motoristas e passageiros “não deverão abrir a porta do veículo, deixá-la aberta ou descer do veículo sem antes se certificarem de que isso não constitui perigo para eles e para outros usuários da via” (Art. 49 do CTB) . Porém, a prática ainda coloca em risco milhares de pessoas.
Você já foi vítima de Dooring? Usa o Dutch Reach? Compartilhe conosco sua experiência.
COMO MINIMIZAR OS RISCOS
Além do Dutch Reach, algumas dicas podem ajudar tanto ciclistas quanto motoristas a minimizar a frequência do Dooring.
Para ciclistas:
- Não pedale colado aos carros estacionados. Uma distância maior garante um tempo de reação maior em caso de necessidade.
- Antecipe. Mantenha sua atenção aos movimentos adiante, dentro e fora dos carros.
- Seja percebido. Luzes, equipamentos refletivos e até mesmo uma bipada na campainha podem aumentar sua presença aos olhos dos demais.
- Treine sua habilidade. Pratique com antecedência movimentos de desvio, frenagem e tenha em mente um plano para condicionar seu cérebro para os momentos de surpresa.
Para motoristas e passageiros:
- Utilize o Remco Reflex ou Dutch Reach. Esta técnica envolve abrir a porta do veículo com a mão contrária induz o giro do corpo e permite uma melhor visão do trânsito.
- Use os Retrovisores. Principalmente nos bancos dianteiros, sempre olhe nos retrovisores e no ponto cego antes de abrir a porta.
- Abra a porta devagar. Quando você abre a porta, espera e só depois empurra ela para fora. Assim, você ajuda o ciclista a ficar alerta ao seu movimento.
- Tenha empatia. Na correria do dia-a-dia, temos sempre uma visão egocêntrica no trânsito. Mudar isso para uma visão coletiva faz toda a diferença.