Skip to main content

Logística reversa de baterias de íons de lítio usadas em bicicletas elétricas

A Aliança Bike, através do grupo de trabalho de bicicletas elétricas, está em fase de estruturação de uma política de referência de logística reversa de baterias de íon de lítio. O objetivo é garantir sua destinação correta pós-uso, utilizar da melhor tecnologia e logística para reaproveitamento das células de lítio e também cumprir com os marcos legais (federais e estaduais).

Para garantir que os objetivos sejam alcançados e todas as baterias tenham uma destinação correta é preciso agir o quanto antes.

Impacto das vendas de bicicletas elétricas no aumento do volume de baterias

Com o aumento constante nas vendas, estima-se que o Brasil tenha hoje uma frota circulante de 100 mil bicicletas elétricas. Esse número leva em conta o número de veículos comercializados apenas nos últimos 5 anos. Com uma vida útil de 3 a 5 anos, em média, as baterias comercializadas entre 2016 e 2018 já começam a impactar a operação das empresas e a vida dos usuários.

Quem comprou bicicletas elétricas há mais tempo, já está lidando com a necessidade de substituição e descarte das baterias. A vantagem do mercado de bicicletas é que a relação direta entre as marcas e os consumidores é um ponto forte para facilidade logística e de comunicação.

Soluções comercialmente viáveis para descarte e reuso de baterias de bicicletas elétricas

O príncipio norteador é a garantia da viabilidade comercial da logística reversa das baterias. Estima-se que seja possível a recuperação para reuso de 80% das células de lítio, a chamada “second life”. Esse processo garante valor de mercado para as células e torna a operação sustentável, inclusive financeiramente.

Em um primeiro momento, o projeto começa pelo estado de São Paulo, abrangendo empresas interessadas e com operação em território paulista. Toda operação será certificada pela CETESB, através de termo de
compromisso, e a Aliança Bike oferecerá um selo que poderá ser divulgado pelas empresas.

—– Para saber mais, veja a apresentação: Logística reversa de baterias de bicicletas elétricas

As empresas interessadas em participar precisam apenas preencher o formulário.

Create your own user feedback survey

COMPARTILHE:
Aliança Bike

Criada em 2003 e formalizada em 2009, a Aliança Bike tem como missão principal fortalecer a economia da bicicleta, além de trabalhar para que mais pessoas pedalem no Brasil. A entidade atua em diversas frentes de trabalho para atingir os objetivos. Conta com mais de 180 associados entre fabricantes, montadores, importadores, distribuidores e lojistas.