Brasil brilha no Pan de MTB e surpreende no Pan de Estrada
O ciclismo brasileiro encerrou no último final de semana duas importantes competições neste início de ciclo olímpico. Enquanto os Mountain bikers disputaram o Pan na Costa Rica, o “estradeiros” estiveram no Uruguai testando forças com alguns dos melhores nomes do continente americano.
Nas modalidades olímpicas, o Brasil terminou com duas medalhas importantes. A prata de Ulan Galinsky no MTB XCO e o bronze com Diego Mendes, no contrarrelógio individual, prova que o país não medalhava desde 2012.
Ver essa foto no Instagram
A medalha de Diego Mendes foi a única dos brasileiros no Uruguai, em uma competição novamente dominada pelos colombianos. Eles conquistaram sete dos dez ouros possíveis. O Brasil ficou na 10ª colocação no quadro medalhas.
“Foi um resultado excepcional. Dado o nível dos concorrentes, eu imaginava um top5 como um bom objetivo. Ainda não caiu a ficha”, Diego Mendes

Diego Mendes foi bronze na crono. Prova foi dominada por Walter Vargas, hexacampeão (Divulgação)
SUCESSO NO MOUNTAIN BIKE
“Realizei um sonho hoje de estar no pódio de um campeonato continental na Elite, e apesar de ter largado para vencer, me sinto realmente muito feliz com essa conquista”, Ulan Galinsky.
Já na Costa Rica, o Brasil conquistou resultados muito bons no XCC, onde fez 1-2 com Gustavo Xavier e Alex Malacarne.
Ver essa foto no Instagram
O melhor desempenho, entretanto, foi no XCE (Eliminator), modalidade que ocupamos os três primeiros lugares no feminino com Luiza Cocuzzi, Marcela Lima e Iara Caetano.

Família Cocuzzi unificou os títulos Pan-Americanos no XCE (Divulgação)
Entre os homens, Luiz Henrique Cocuzzi fez valer o favoritismo de campeão brasileiro para faturar o título. Seguido por outro brasileiro, Lázaro Moreira. O mexicano Daniel Castillo completou o pódio.
O Brasil terminou o Pan de MTB com a primeira colocação no quadro de medalhas, que inclui as categorias de base. O país obteve o mesmo número de ouros do Canadá (6), porém, com mais medalhas ao todo. 17 (6+7+4) contra 12 (6+4+2). País-sede, a Costa Rica também conquistou 17 medalhas (4+6+7) e terminou em terceiro.
Ver essa foto no Instagram
Leia também: VP da Warner Bros comenta Copa do Mundo no Brasil