Bateria Eterna para e-bikes?
As baterias são um ponto muito delicado nas bicicletas de pedal assistido. Peso, durabilidade, sustentabilidade, descarte, segurança…A todo momento surge uma nova tentativa de oferecer algo melhor ao mercado. É o que faz agora a startup Gouach ao anunciar sua bateria Infinite. Conforme o fabricante em uma postagem do BikeRumor! uma fonte de energia universal para e-Bikes, mais segura, sustentável e reparável.
A frase é bem marqueteira. Todavia é assim mesmo que eles se posicionam ao colocar um modelo compatível com os principais players do mercado, como Bosch, Shimano e Yamaha.
Leia também: Eletrificação das bicicletas: desafios e perspectivas por trás da evolução das baterias
Além disso, o sistema (que não pode ser embutido no quadro) é desenvolvido de forma que ela não seja inflamável e possa ter suas células reparadas ou substituídas quando necessário, tornando portanto sua utilização muito mais longeva. “Infinitamente”, segundo a marca.
A Gouach Infinite Battery ainda está em desenvolvimento. Recentemente recebeu um apoio massivo via crownfounding. Inicialmente, cerca de mil bicicletas da Pony, empresa de bikes compartilhadas no Reino Unido e na França, estão utilizando esta bateria como parte do desenvolvimento.
O modelo trabalha com opcionais que incluem uma segunda bateria acoplável, extensores para conectá-la a baterias primeiramente instaladas na bicicleta e uma segunda base, que permite alternar a bateria em bicicletas diferentes. O preço do conjunto básico na Europa por 430 euros, cerca de R$ 2.730.