Teste de modelos de bicicletas elétricas cargueiras para uso dos Correios – Praia Grande (SP)

Resumo Executivo

Este estudo apresenta os resultados do projeto-piloto aplicado na cidade de Praia Grande, litoral sul do estado de São Paulo, entre novembro e dezembro de 2019, cujo objetivo foi avaliar a performance e o potencial de dois modelos de bicicletas elétricas cargueiras para uso dos Correios.

Os modelos testados foram Long-John (carga localizada na parte dianteira do veículo) e Long-Tail (carga localizada na parte traseira do veículo), que foram desenvolvidos e cedidos pela Dream Bike em regime de comodato. A Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike) e o Laboratório de Mobilidade Sustentável da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LABMOB/UFRJ) foram os responsáveis pelo desenvolvimento deste estudo.

A metodologia envolveu coleta de dados primários (entrevistas com carteiros e dirigentes dos Correios) e secundários, análise técnica dos modelos das bicicletas e observação participante durante a aplicação do piloto. As bicicletas foram testadas por três carteiros (duas do sexo feminino e um do sexo masculino) com experiência de pelo menos dois anos em entregas por bicicletas. As unidades territoriais de tratamento foram os Centros de Distribuição Domiciliária (CDDs) de Caiçara e Praia Grande.

Os resultados foram analisados pelos seguintes aspectos: design e ergonomia; comparação de desempenho entre modos; eficiência nas entregas; praticidade e mobilidade; bateria, autonomia e recarga; armazenamento e recarga; custo inicial de aquisição; manutenção; emissões; segurança pública e segurança viária. Eles indicam que há grande potencial para uso de bicicletas elétricas cargueiras pelos Correios, especialmente em substituição aos veículos motorizados.

Notadamente o modelo Long-Tail, testado no CDD Praia Grande, foi o que apresentou os melhores resultados de acordo com as características e a realidade do cotidiano dos carteiros, com performance de velocidade análoga à das motocicletas e eficiência nas entregas superior à das bicicletas convencionais. Em decorrência da alta capacidade de carga, da ergonomia e do design, do peso final e do desgaste físico em seu manuseio, as bicicletas modelo Long-John foram indicadas apenas para entregas de encomendas volumosas e com intervalos maiores entre os pontos de entrega.

Coordenação e operação
Fernando Fontes (GIZ) e Jens Giersdorf (GIZ)

Autores
Daniel Guth (Aliança Bike) e Victor Andrade (LABMOB)

Apoio
Dream Bike e Correios

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