Ciclovias e Ciclofaixas nas capitais

Ranking de Ciclovias e Ciclofaixas nas capitais brasileiras

Observação: Foram consideradas somente estruturas exclusivas e segregadas para ciclistas, como ciclovias e ciclofaixas. Estruturas compartilhadas, como ciclorrotas e calçadas compartilhadas, não foram consideradas por não representarem estruturas exclusivas.

Data da última atualização: Julho de 2024
Fonte: Prefeituras de todas as capitais (via Lei de Acesso à informação)

4.106,81

total de estrutura cicloviária segregada

152,10

média de quilometragem nas capitais

11,09

média/100 mil habitantes

Especialistas em mobilidade urbana já apontaram há muito tempo: ampliar a rede cicloviária de grandes centros urbanos traz diversas vantagens para a população. Da economia de dinheiro e tempo a diminuição das taxas de poluição, os espaços dedicados às bicicletas são um ganho para toda a sociedade, mas ainda crescem num ritmo muito mais lento do que o ideal. No último ano, ciclovias e ciclofaixas cresceram em 7,3% nas capitais brasileiras, atingindo 4.106,8 quilômetros até julho de 2024.

O levantamento foi feito pela Aliança Bike (Associação Brasileiras do Setor de Bicicletas), com base em pedidos da Lei de Acesso à Informação (LAI) a todas as prefeituras das capitais. O período considerado foi de julho de 2023 a julho de 2024.

Nestes 12 meses analisados pelo monitoramento, o aumento total de quilômetros de ciclovias e ciclofaixas nas capitais foi de 280,7 km. Na média, cada uma das capitais brasileiras possui 152,1 km de ciclovias e ciclofaixas em 2024.

O ranking contempla apenas as estruturas segregadas e exclusivas para a circulação de bicicletas. Por esta razão, ciclorrotas e outras estruturas compartilhadas com veículos motorizados não fazem parte dos 4.106,8 km totais considerados.

Este, aliás, é um ponto que vale ressaltar. Neste terceiro ano consecutivo de monitoramento da Aliança Bike, o ranking apresentado traz o mais completo e fiel levantamento sobre o tema no Brasil. Especificamente porque, no ano passado, a equipe da associação notou algumas inconsistências nos dados enviados por algumas prefeituras – que misturaram ciclorrotas e vias compartilhadas (não segregadas e não exclusivas para ciclistas) – mesmo com o pedido explícito de considerarem apenas ciclovias e ciclofaixas.

“Desta vez as prefeituras melhoraram a qualidade dos dados enviados, com maior detalhamento de cada tipologia de estrutura implementada. Isso nos permitiu desconsiderar estruturas compartilhadas com veículos automotores e até dois casos de prefeituras que contabilizavam em duplicidade (ida e volta) algumas ciclovias. Podemos afirmar com tranquilidade que este ano temos um monitoramento o mais fiel possível à realidade, que nos permite construir essa série histórica de acompanhamento da evolução da malha cicloviária”, explicou Daniel Guth, diretor executivo da Aliança Bike.

O monitoramento não analisa a qualidade das estruturas e não pode ser considerado sinônimo de toda a malha cicloviária do país, pois foram consideradas apenas as capitais.

Leia o release completo sobre o ranking 2024, aqui!

Capitais com a maior rede de ciclovias e ciclofaixas em 2024

1. São Paulo (SP): 710,9 km

2. Distrito Federal: 551,51 km

3. Fortaleza (CE): 443,1 km

4. Rio de Janeiro (RJ): 316,56 km

5. Salvador (BA): 308,59 km

6. Belém (PA): 150,58 km

7. Curitiba (PR): 146,4 km

8. Florianópolis (SC): 142,32 km

9. Recife (PE): 128,75 km

10. Belo Horizonte (MG): 114,85 km

Maiores crescimentos percentuais em ciclovias e ciclofaixas implantadas – de 2023 a 2024

1. Goiânia (GO): 66% (47 km para 78,2 km)

2. Palmas (TO): 35,7% (68,5 km para 93 km)

3. Belém (PA): 29,2% (116,5 km para 150,58 km)

4. Maceió (AL): 27,6% (53,4 km para 68,13 km)

5. Cuiabá (MT): 19,35% (58,1 km para 69,4 km)

6. Boa Vista (RR): 10,8% (43,14 km para 47,8 km)

7. Porto Alegre (RS): 10,11% (73,23km para 80,63 km)

8. Distrito Federal: 10,02% (501,28km para 551,51 km)

9. Belo Horizonte (MG): 8,57% (105,78km para 114,85 km)

10. Curitiba (PR): 8,28% (135,2 km para 146,4 km)

Maiores malhas cicloviárias em relação à população residente

1. Palmas (TO): 30,73 km/100 mil habitantes

2. Florianópolis (SC): 26,49 km/100 mil habitantes

3. Rio Branco (AC): 20,42 km/100 mil habitantes

4. Vitória (ES): 19,58 km/100 mil habitantes

5. Distrito Federal: 19,58 km/100 mil habitantes

6. Fortaleza (CE): 18,24 km/100 mil habitantes

7. Aracaju (SE): 14,27 km/100 mil habitantes

8. Salvador (BA): 12,76 km/100 mil habitantes

9. João Pessoa (PB): 12,59 km/100 mil habitantes

10. Campo Grande (MS): 12,25 km/100 mil habitantes

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