Skip to main content

Esporte é ferramenta de inclusão dos jovens “nem-nem” | Bicicleta News

Jovens que nem estudam, nem trabalham são um drama global e a solução passa pelo esporte. Com foco na geração nem-nem, a União Européia lançou um programa de qualificação profissional em países do Mediterrâneo.

Serão cerca de 2,9 milhões de euros investidos, sendo 2,6 milhões vindos da UE e os 10% restantes como contrapartida das empresas e organizações parceiras. A ambição do programa é capacitar 1.200 jovens a trabalhar em profissões relacionadas aos esportes na Grécia, Malta, Itália, Espanha, Palestina e Líbano.

Através de uma plataforma de aprendizagem online, os participantes irão desenvolver habilidades necessárias para buscarem um lugar no mercado de trabalho. Os conteúdos irão tratar sobre merchandising, marketing, administração e gestão de eventos. No total, serão 200 novos empregos gerados nas mais de 60 empresas e organizações parceiras.

Para os europeus, a aposta vai além de empregos. O plano é formar uma rede de apoio aos jovens que una governo, empresas e organizações da sociedade civil. O objetivo é trazer formação profissional em áreas em que o mercado de trabalho tem mais demanda para contratar.

No Brasil, cerca de 30% dos jovens nem estudam, nem trabalham, um percentual que cresceu por conta da pandemia. Para atacar o problema, o Governo Federal também pretende investir nos “nem-nem”.

Por aqui, o plano é conceder bolsas mensais de R$ 550 para jovens entre 18 e 28 anos. Os custos seriam divididos meio a meio entre empregadores/treinadores e o governo em contratos com no mínimo 12 meses. Ainda sem maiores detalhes, o programa tem foco inicial no grande varejo.

Leia mais sobre a qualificação dos NEETS, os jovens “nem-nem” na Europa.

Conheça o programa brasileiro de qualificação de jovens para o mercado de trabalho.

Como a pandemia afetou o mercado de trabalho e prejudicou os jovens em especial.

__________________________

Quer receber notícias do mundo da bicicleta em primeira mão? Mande uma mensagem para nós.

 

COMPARTILHE:

Receba nossas novidades por e-mail