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Mobilidade Urbana

No Brasil, a bicicleta foi reconhecida legalmente como veículo oficial não motorizado e meio de transporte com a aprovação do Código de Trânsito Brasileiro em 1998. No entanto, por muitos anos ela foi vista prioritariamente como meio de lazer, e menos de transporte, principalmente nos grandes centros urbanos. Todavia, segundo informações da Abraciclo, das bicicletas vendidas no Brasil, aproximadamente 50% são adquiridas para transporte, 32% no segmento infantil, 17% são voltadas a recreação e lazer e apenas, 1% para competição.

 Desde 2004, o Ministério das Cidades, através do Programa Brasileiro de Mobilidade por Bicicleta – Bicicleta Brasil, estimula os governos municipais a implantar sistemas cicloviários e um conjunto de ações que garantam a segurança de ciclistas nos espaços urbanos, difundindo o conceito de mobilidade sustentável, com meios não motorizados de transporte.

Atualmente, a Aliança Bike apoia e participa de movimentos que discutem e fomentam a mobilidade urbana, como por exemplo Bicicleta para Todos



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