Logo
Cadeado fechado Área do associado

Certificação e Normalização

 Em 30 de junho de 2015 o Inmetro publica no Diário Oficial da União a Portaria 313/2015, encerrando décadas de discussões e negociações entre as empresas, entidades representativas do mercado e o Inmetro. A principal mudança apresentada nessa Portaria é que a bicicleta de uso adulto - inteira - não tem mais certificação compulsória. Segundo o Inmetro, uma portaria específica para a bicicleta de uso adulto deverá ser elaborada em breve.

 Outra alteração importante, diz respeito aos prazos que as empresas devem seguir para atender ao planejar a certificação. Veja o cronograma detalhado clicando aqui

 No total, treze componentes de bicicletas deverão ser certificados: quadro, conjunto de freio, niple, câmaras de ar, raio, guidão, pedal, pedivela, quadro rígido, aro, cordoalha, garfo de suspensão e suporte de guidão.  As Portarias  313/2015,  656/2012  e 361/2011 do INMETRO estabelecem os Requisitos de Avaliação e os Requisitos Gerais de Certificação de Produtos (RGCP) de todos os treze componentes que devem ser certificados.

 As bicicletas de uso infantil também passaram por processo similar e devem estar certificadas, de acordo com a Portaria Nº. 125/2006 do INMETRO.

 Atualmente a Aliança Bike, participa do Grupo de Trabalho CB 05 - instituído pela ABNT e composto por entidades representativas do setor para propor alterações à referida Portaria. A base para esta discussão é a ISO 8098/2014. Em breve teremos novidades para certificação de bicicletas de uso infantil.

 Clicando aqui você encontrará as respostas para dúvidas e perguntas mais recorrentes sobre o tema. 





 

Fechar

Faça Sua Inscrição

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Est, quia, placeat, nam, blanditiis quasi porro autem molestias ducimus magnam voluptas necessitatibus doloribus a quisquam vero nihil! Architecto perferendis in id.

Faça seu contato por telefone

(11) 3062-6471 (das 14h às 19h30)