Logo
Cadeado fechado Área do associado

A Bicicleta no Brasil (2015)

O trabalho apresenta uma compilação de dados, informações e curiosidades acerca dos usos e da cultura da bicicleta no Brasil. A produção e direção editorial fica por conta de Daniel Guth, líder da rede Bicicleta para Todos. “O livro é o início de uma série importante de publicações que romperão com muitos paradigmas e preconceitos sobre a mobilidade por bicicletas no Brasil”, declara Guth.

O livro foi organizado em forma de parceria entre a associação Aliança Bike, a rede Bicicleta para Todos, a ONG Bike Anjo e UCB – União dos Ciclistas do Brasil. “As bicicletas passam por um momento decisivo no país. Este movimento diverso foi retratado no livro, trazendo ainda mais força para a causa da mobilidade no Brasil” diz Marcelo Maciel, presidente da Aliança Bike.

Além dos organizadores, também participaram da elaboração do livro grupos, entidades e organizações de dez cidades diferentes. São elas: Ameciclo (Recife-PE), BH em Ciclo (Belo Horizonte-MG), Ciclocidade (São Paulo-SP), Cicloiguaçu (Curitiba-PR), Ciclourbano (Aracaju-SE), Ciclovida (Fortaleza-CE), Pedala Manaus (Manaus-AM), Rodas da Paz (Brasilia-DF), Transporte Ativo (Rio de Janeiro-RJ) e ViaCiclo (Florianópolis-SC).

“O livro fornece informações valiosas para a análise e a adoção de políticas públicas nas cidades”, afirmam Celso Sakuraba e Felipe Alves, da Associação Ciclovida de Fortaleza. Expondo o estudo de dez capitais brasileiras, o livro introduz o contexto nacional e local de cada cidade para o desenvolvimento e promoção do uso da bicicleta, além de traçar os desafios do cicloativismo, o contexto público e do mercado, e o perfil de uso dos usuários. “O livro demonstra o amadurecimento da sociedade civil em relação à bicicleta”, conta André Geraldo Soares, Presidente da União de Ciclistas do Brasil.

O livro “A Bicicleta no Brasil”, que conta com o apoio do Itaú, é organizado por André Geraldo Soares, Daniel Guth, João Paulo Amaral e Marcelo Maciel, tem fotografias de Felipe Baenninger e diagramação, design e ilustrações de Giovana Pasquini. “O maior resultado deste livro é ver que o Brasil já é um país das bicicletas e que diversas cidades já estão se mobilizando para dar ainda mais espaço às magrelas”, afirma João Paulo Amaral, articulador da rede Bike Anjo.

Downloads relacionados
Fechar

Faça Sua Inscrição

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Est, quia, placeat, nam, blanditiis quasi porro autem molestias ducimus magnam voluptas necessitatibus doloribus a quisquam vero nihil! Architecto perferendis in id.

Faça seu contato por telefone

(11) 3062-6471 (das 14h às 19h30)