Logo
Cadeado fechado Área do associado

Quem Somos

Criada em 2003 e formalizada em 2009, a Aliança Bike é uma associação que tem como missão fortalecer a economia da bicicleta e o seu uso por brasileiras e brasileiros, atuando em diversas frentes de trabalho para promover o uso de bicicletas como transporte, esporte e lazer.

A Aliança Bike já conta com mais de 90 associados, desde empresas do setor produtivo da bicicleta - fabricantes, importadores, distribuidores e lojistas -, até entidades sociais, organizadoras de eventos esportivos e empresas de mídia que promovem o uso de bicicleta.

Entre as áreas de atuação da associação, destacam-se:

1. Produção de conhecimento. Produção de estudos, pesquisas e publicações, ou seja, dados e informações sobre a economia e o uso de bicicletas no Brasil. Na área “Biblioteca” do site é possível conhecer algumas das pesquisas e estudos já realizados. Destacam-se o estudo Economia da Bicicleta no Brasil, realizado com o LABMOB/UFRJ, as pesquisas de comércio varejista, de Ciclologística no Bom Retiro, entre outras.

2. Incidência política. A Aliança lidera frentes que buscam oportunizar diálogo com as diversas instâncias da gestão pública, desde o Congresso Nacional e Ministérios, até Governos de Estado, Prefeituras e câmara de vereadores. A associação participa de comissões, grupos de trabalho e realiza ativamente diálogo com tomadores de decisão, na esfera pública, para ampliar a economia, o acesso e o uso de bicicletas no Brasil.

3. Aliança pelo combate ao descaminho. A Aliança atua em rede para diminuir os casos de descaminho e concorrência desleal no setor de bicicletas. Contando com advogado e uma rede órgãos de fiscalização e enfrentamento ao contrabando e descaminho como a Polícia Federal, o Ministério Público e a Polícia Civil, uma dezena de casos já foram descobertos e encaminhados à justiça.

4. Aliança pelas Bicicletas Elétricas. Uma das modalidades do setor de bicicletas que mais cresce é a das bicicletas elétricas. Observando este crescimento e o interesse do setor e também da população sobre o assunto, a Aliança Bike criou um Grupo de Trabalho (GT) especificamente para atuar frente aos desafios da promoção das bicicletas elétricas no Brasil. O GT atua com incidência em Brasília, produção de estudos econômicos e materiais de referência, pautas à imprensa e também com eventos.

5. Aliança pelos Grupos de Pedal. Compreendendo o importante papel dos grupos de pedal para a cultura da bicicleta no Brasil e também para a economia da bicicleta, a Aliança criou um Grupo de Trabalho (GT) para criar uma campanha inédita de mapeamento, fomento e catalogação dos grupos de pedal em todo o Brasil.

6. Aliança pela Mobilidade Urbana. A mobilidade urbana por bicicletas é um dos pilares de incentivo e desenvolvimento de ações da Aliança Bike. Desde o fomento à ciclologística, etapa fundamental do transporte de bens e serviços, até o apoio a entidades de promoção da ciclomobilidade, a Aliança tem ampliado, cada dia mais, sua atuação frente a mobilidade urbana.

7. Encontros com associados (networking e debates). Pelo menos uma vez ao mês a Aliança Bike organiza debates, discussões e happy hours, sempre abertos aos associados e parceiros, com um tema em pauta. Os temas podem ser desde lançamento de uma pesquisa ou de um estudo, até um tema candente no debate nacional ou regional sobre a bicicleta.

8. Aliança pelo Cicloturismo. A associação vem consolidando uma rede de entidades, empresas e órgãos públicos para o desenvolvimento do cicloturismo no Brasil, já contando com produção de materiais de comunicação, grupos de trabalho com o Governo do Estado de São Paulo, bem como projetos piloto de monitoramento de rotas cicloturísticas.

Conheça alguns dos nossos projetos clicando aqui!



 

Por que fazer parte?
Fechar

Faça Sua Inscrição

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Est, quia, placeat, nam, blanditiis quasi porro autem molestias ducimus magnam voluptas necessitatibus doloribus a quisquam vero nihil! Architecto perferendis in id.

Faça seu contato por telefone

(11) 3062-6471 ou (11) 97114-0140