Logo
Cadeado fechado Área do associado

Bikes: bicicleta, brinquedo e educação para as crianças

Fatos&Ideias - Assessoria SportixBike Shop

17/10/2016 16h16 - Atualizado em 17/10/2016 16h16

Hoje em dia, a iniciação das crianças no universo dos esportes é uma tarefa cada vez mais difícil para pais, educadores e todos que acompanham o crescimento das crianças, principalmente, diante a concorrência com centenas de atrativos eletrônicos. Por isso, o mercado de artigos esportivos se esforça cada vez mais para atrair e fazer parte do crescimento dos pequenos com tecnologias cada vez mais avançadas, seguras e profissionais. E no ciclismo não é diferente!

Apesar de parecer apenas uma brincadeira, andar de bicicleta desenvolve uma série de habilidades nas crianças. Quem explica é a ciclista e personal biker Ana Carolina Veiga, formada em Educação Física e instrutora de grupos de pedal da Sportix Bike Shop.

A atividade, que pode ser iniciada aos 18 meses, estimula desde o ganho da força muscular até a capacidade de tomada de decisão, além de favorecer os crescimentos físicos, mental e emocional. Para a especialista, o exercício ainda aumenta a resistência, e potencializa a velocidade e a agilidade. 

“O ciclismo melhora as articulações, reforça o sistema imunológico, aumenta a capacidade respiratória, favorece o sistema circulatório, previne dores nas costas, fortalece os ossos, combate a obesidade infantil, reduz a quantidade de gordura corporal, favorece o fluxo de sangue e aumenta o cálcio dos ossos”, explica. “Além disso, auxilia a consciência sobre companheirismo, respeito, tolerância, solidariedade, além do desenvolvimento de um espírito de superação, segurança e confiança”, complementa.

Ela conta que quando os pais a procuram, um dos principais motivos é a dificuldade de a criança pedalar em razão da falta de consciência corporal e da confiança. “A falta de paciência dos pais também gera insegurança, o que dificulta o aprendizado deles”, reforça. Seu objetivo é, então, fazer com que crianças e pais percam medos e inseguranças. “Isso requer um certo ‘jeitinho’ e tempo. É fundamental conquistar a confiança delas”, explica.

 

A especialista deixa ainda algumas dicas:

• Pedale ao ar livre: A luz natural fornece vitamina D, e o ar fresco favorece o bom sono dos pequenos, durante a noite.

• Segurança: Ofereça um ambiente sem obstáculos e perigos de trânsito, para as crianças pedalarem. E não se esqueça dos equipamentos de segurança, principalmente, o capacete.

• A escolha certa: Ao comprar a bike, lembre-se que a bike da criança deve ser adequada ao tamanho dela.

• Sem forçar a barra: não empurre a criança enquanto ela estiver na bicicleta, se esta não tiver rodinhas. Faça isso apenas quando o pequeno estiver preparado. Considere a coordenação da criança e o desejo dela em aprender a andar de bicicleta.

 

Incentive as crianças a pedalar desde cedo, isto pode tornar-se um habito para toda a vida!