Logo
Cadeado fechado Área do associado

CPTM registra quase cinco mil embarques de bicicletas em um ano

24/08/2016 14h13 - Atualizado em 24/08/2016 14h29

Dados revelados pelo portal do Governo do Estado revelam que os trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) registraram 4.832 embarques de bicicletas somente nos dias úteis. O número foi alcançado neste primeiro ano de liberação das bikes durante a semana. Vale lembrar que o embarque só é permitido após as 20h30.

Apesar de recente, o transporte noturno das bicicletas nas composições de segunda a sexta-feira ganha cada vez mais adeptos. A Linha 9-Esmeralda (Osasco - Grajaú) foi a que mais transportou: foram 1.561 bicicletas. Na sequência aparece a Linha 10-Turquesa (Brás - Rio Grande da Serra), que computou 1.427 bikes.

Com esses números, a CPTM ressalta a inversão de posições entre as linhas 9 e 10, pois, no balanço semestral, a Linha 10 se destacava com o maior número de embarques. Já a Linha 11-Coral (Luz - Estudantes) manteve a terceira posição no ranking, com 711 bicicletas transportadas.

As demais linhas mantiveram as performances do balanço semestral: a Linha 8-Diamante (Júlio Prestes - Itapevi) somou 577 bikes, seguida da Linha 12-Safira (Brás - Calmon Viana) com 338, e da Linha 7-Rubi (Luz - Jundiaí) totalizando 218 ciclistas.

Estes dados reforçam a importância de estimular ainda mais a criação de infraestrutura focada em bicicletas - não apenas viárias, mas como esta. Além disso, os dados mostram que o crescimento no uso da bicicleta como opção de mobilidade não é uma exclusividade dos grandes centros, considerando que algumas das linhas mencionadas cruzam zonas consideradas periféricas. 

 

 

Fonte: Portal do Governo do Estado