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3 passos para fidelizar o cliente da sua oficina

07/06/2016 14h38 - Atualizado em 07/06/2016 14h40

Qualificação, orientação e prevenção são os tópicos recomendados pela Park Tool, instituição especializada na formação de mecânicos de bicicleta

 

 

Passo 1: adquirir conhecimento prático e técnico

Em primeiro lugar, o profissional deve buscar o conhecimento, a técnica e a informação para qualificar seu serviço. A ideia é que o mecânico não apenas chegue, diga que é para trocar tudo na bike e pronto: está resolvido. Ele deve entender o funcionamento, analisar o problema em questão e depois apontar um diagnóstico. Mostrar passo a passo o que será feito durante o trabalho passará segurança ao cliente.


Passo 2: saber como orientar o cliente

Não basta ter todo conhecimento do mundo se o mecânico não souber como passar a informação do que está acontecendo e como será resolvido. Uma boa dica para tornar-se uma referência é ser bem claro e ir direto ao problema, explicando o motivo daquele procedimento ser feito daquela maneira. Essa análise é um grande diferencial entre os profissionais que estão hoje no mercado.


 Passo 3: prevenção e antecipação do problema

A manutenção preventiva sempre será mais barata do que a corretiva. Ao apresentar a solução do problema antes que ele apareça, o mecânico orienta o ciclista a otimizar o tempo de funcionamento da sua bicicleta. Dessa maneira, evita gastos desnecessários ou uma possível perda de tempo com a bicicleta parada na oficina.


Associada à Aliança Bike, a Escola Park Tool está no Brasil desde 2013 e já formou mais de 2.000 alunos. O curso possui oito módulos diferentes e todos eles funcionam para ciclistas amadores, lojistas do mercado de bicicletas e mecânicos e mecânicos interessados em qualificação profissional. Funcionários de empresas filiadas à Aliança Bike têm 25% de desconto à vista ou 5% a prazo em até 10X sem juros. Para validar o preço diferenciado, informe que é parceiro da associação.